segunda-feira, 20 de julho de 2009

Homem pisou a Lua pela primeira vez há 40 anos!

Foi há 40 anos que Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar a Lua, numa viagem de que fizeram parte também os astronautas Edwin Aldrin e Mike Collins, que vão ser recebidos esta segunda-feira (20 de Julho de 2009) pelo presidente dos EUA, Barack Obama.
A missão Apolo 11 foi a mais marcante da corrida pelo espaço, em plena Guerra Fria, com os EUA a ganharem terreno frente à União Soviética. A primeira caminhada de Armstrong e Aldrin em solo lunar, enquanto Collins assumia os controlos da cápsula que os traria de novo à Terra, assegurou ao dia 20 de Julho de 1969 um lugar na história, selado com a frase mítica de Neil Armstrong: «Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade».
Apesar do entusiasmo que marcou a conquista pelo satélite natural da Terra, desde Dezembro de 1972 que mais ninguém voltou a pisá-lo. O repto para Aldrin, agora, devia ser a viagem a Marte, outro dos desafios alimentados durante o frenesim espacial da Guerra Fria, mas que a desorçamentação dos programas espaciais posteriores tratou de refrear.

diario.iol.pt