sábado, 23 de maio de 2009

A Educação para a Cidadania e a Preservação da Unidade da Diversidade


Educação para a Cidadania

· A Educação para a Cidadania visa desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores que ajudem os jovens a:
· desempenhar um papel activo na comunidade (local, nacional, internacional),
· estarem informados e conscientes dos seus direitos, responsabilidades e deveres
· compreender que se pode ter influência e marcar a diferença na respectiva comunidade a que pertence.


Nas sociedades democráticas a educação para a cidadania está associada a três dimensões de aprendizagem:
Responsabilidade social e moral – aprender desde cedo a ter autoconfiança e comportamentos social e moralmente responsáveis dentro e fora da sala de aula, perante a autoridade e perante si próprios...
Participação na comunidade – aprender como tornar-se útil na vida e nos problemas que afectam as comunidades de pertença e através das quais também aprende...
Literacia política – aprender acerca das instituições, problemas e práticas da democracia e das formas de participar efectivamente na vida política a diferentes escalas o que envolve capacidades, valores e conhecimentos...


O que é a Cidadania?

A cidadania significa:
· Um estatuto político e legal (ter/obter/aplicar/recusar) que confere direitos e responsabilidades definidos na lei (votar, pagar impostos…). Pode confundir -se com nacionalidade...
· Envolvimento na vida pública, refere-se ao conjunto das acções que vão desde votar à participação na vida pública e outros comportamentos sociais e morais, não apenas direitos e deveres, que as sociedades esperam dos cidadãos. O debate acerca do que deverão ser estes direitos, responsabilidades e comportamentos, está em curso...
· Acção educativa, ou seja o processo de ajudar as pessoas a tornarem-se cidadãos activos, informados e responsáveis. Neste sentido, a cidadania é uma educação para a cidadania nos diversos contextos formais e informais...

A Unidade da Diversidade:

A diversidade de culturas pode ser lida como uma ameaça, ou como uma oportunidade que abre novos horizontes sobre a dimensão humana e sobre a sua capacidade. Pode ser vista como um foco de tensões e conflitos ou como uma fonte estimulante de descobertas.
Dentro dessa diversidade podem ser identificados, em todas as culturas, factores que são efectivamente uma ameaça à realização plena do ser humano. Essas ameaças não são específicas apenas a uma parte dessas culturas mas de todas elas. Sendo todas e cada uma das culturas resultado da acção dos homens em sociedade, e considerando que o homem não é ser um perfeito, é natural e previsível que em cada uma se encontre elementos que são nocivos e prejudiciais ao desenvolvimento saudável das pessoas e dos grupos.
Trabalho Elaborado por:
Rosa Luís, Ana Pereira e Carla Albuquerque

quarta-feira, 20 de maio de 2009

CAÇA AO TESOURO

No passado dia 24 de Abril, o grupo de formandos do Experiências Vividas dirigiu-se, mais uma vez, ao Jardim de Infância de Cabanas de Viriato para realizar uma actividade, uma “CAÇA AO TESOURO”.
Esta caça ao tesouro consistia num jogo de pistas que as crianças, em grupos de cinco e acompanhadas por dois formandos responsáveis, teriam que seguir até encontrarem o presente final, o tesouro de chocolates!
As pistas foram espalhadas pelo recinto do jardim, incluindo espaços interiores e exteriores, sendo compostas por três partes distintas. Na primeira parte de cada pista encontrava-se uma mensagem de reforço por ter sido encontrada, seguia-se uma actividade que teria que ser realizada pelo grupo das crianças e avaliada pelos adultos responsáveis, e uma última parte que seria o enigma que levaria à pista seguinte.
O jogo correu na mais perfeita harmonia e com muita diversão à mistura, tornando-se a partir de um determinado momento difícil de identificar quem se divertia mais, se as crianças ou os nossos formandos! Verdade é que se não fossem os bibes e a estatura a marcarem a diferença, a certa altura, a avaliar pelos sorrisos não conseguíamos identificar quem era quem!
Tornou-se evidente que todos se divertiram imenso, e os tesouros, construídos pelos formados nas sessões de formação anteriores à realização desta actividade, foram mesmo encontrados! Todos eles! Era só caras cobertas de chocolate, sorrisos e pulos. Houve até alguns que aproveitaram para tirar uma soneca no final do jogo, tal era o cansaço!
Torna-se difícil explicar a miscelânea de sensações que invadiu todo o grupo. Só estando lá para compreender a emoção! Será que quem partilhou desta experiência quer tentar explicar? Minhas queridas formandas e formando, mostrem que vale a pena repetir!
Fico à espera dos vossos comentários…

domingo, 17 de maio de 2009

Reflexão da Unidade






Reflexão

No decorrer das sessões na área de Saúde Infantil, que tem como primeira unidade “Prevenção de Doenças e Acidentes na Infância”, elaboramos varias trabalhos de grupo, que deu origem a vários cartazes.
Iniciamos por destacar como a criança era vista no passado e o que foi feito para mudar isso. Actualmente as crianças são os nossos tesouros.
Falamos também dos factores que influenciam o crescimento da criança, e os sinais de alarme que a criança pode demonstrar no seu desenvolvimento.
Depois desenvolvemos a Alimentação e Nutrição na Infância e Adolescência. Nesse contexto elaboramos “A Roda dos Alimentos”, onde falamos como fazer uma alimentação saudável. Assim construímos “ A Lagartixa da Alimentação e Nutrição”, onde demonstramos as várias etapas da alimentação na criança no primeiro ano de vida.
Demos continuidade com os vários “Distúrbios Alimentares na Adolescência”, e as várias doenças que podem derivar de uma má alimentação. Nesse contexto realizamos vários trabalhos de grupo, com diversos temas “Anorexia, Bulimia e Obesidade”, que depois de trabalhados fizemos a sua apresentação em sala para os nossos colegas.
Ao meu grupo desenvolveu a Obesidade na Infância e as suas consequências. Assim apresentamos o nosso tema “Obesidade”, com a representação de um pequeno teatro.
Depois falamos das várias doenças que poderão aparecer durante a infância e adolescência. Fomos alertados como devemos actuar quando uma criança tem febre.
Por sua vez falamos nas doenças transmissíveis, Rubéola, Sarampo, Varicela, Papeira, tuberculose e Hepatite, e como decorrem os seus tratamentos. Para cada uma destas doenças, a medicação não é administrada da mesma forma. Desta forma é muito importante que todos os pais cumpram o plano de vacinação em seus filhos. Assim poderão evitar muitas doenças.
Neste contexto realizamos um trabalho de grupo em PowerPoint, sobre a Varicela, Sarampo e Rubéola, que apresentamos para os nossos colegas de sala.
Todos os temas que desenvolvemos ao longo desta unidade, foram muito importantes para mim.
Havia temas que eu conhecia, outros não, desta forma fiquei com mais conhecimentos acerca dos que desconhecia. No futuro estarei mais à vontade para lidar com certas situações que me poderão surgirem no meu dia-a-dia, e até no seio familiar.