sábado, 23 de maio de 2009

A Educação para a Cidadania e a Preservação da Unidade da Diversidade


Educação para a Cidadania

· A Educação para a Cidadania visa desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores que ajudem os jovens a:
· desempenhar um papel activo na comunidade (local, nacional, internacional),
· estarem informados e conscientes dos seus direitos, responsabilidades e deveres
· compreender que se pode ter influência e marcar a diferença na respectiva comunidade a que pertence.


Nas sociedades democráticas a educação para a cidadania está associada a três dimensões de aprendizagem:
Responsabilidade social e moral – aprender desde cedo a ter autoconfiança e comportamentos social e moralmente responsáveis dentro e fora da sala de aula, perante a autoridade e perante si próprios...
Participação na comunidade – aprender como tornar-se útil na vida e nos problemas que afectam as comunidades de pertença e através das quais também aprende...
Literacia política – aprender acerca das instituições, problemas e práticas da democracia e das formas de participar efectivamente na vida política a diferentes escalas o que envolve capacidades, valores e conhecimentos...


O que é a Cidadania?

A cidadania significa:
· Um estatuto político e legal (ter/obter/aplicar/recusar) que confere direitos e responsabilidades definidos na lei (votar, pagar impostos…). Pode confundir -se com nacionalidade...
· Envolvimento na vida pública, refere-se ao conjunto das acções que vão desde votar à participação na vida pública e outros comportamentos sociais e morais, não apenas direitos e deveres, que as sociedades esperam dos cidadãos. O debate acerca do que deverão ser estes direitos, responsabilidades e comportamentos, está em curso...
· Acção educativa, ou seja o processo de ajudar as pessoas a tornarem-se cidadãos activos, informados e responsáveis. Neste sentido, a cidadania é uma educação para a cidadania nos diversos contextos formais e informais...

A Unidade da Diversidade:

A diversidade de culturas pode ser lida como uma ameaça, ou como uma oportunidade que abre novos horizontes sobre a dimensão humana e sobre a sua capacidade. Pode ser vista como um foco de tensões e conflitos ou como uma fonte estimulante de descobertas.
Dentro dessa diversidade podem ser identificados, em todas as culturas, factores que são efectivamente uma ameaça à realização plena do ser humano. Essas ameaças não são específicas apenas a uma parte dessas culturas mas de todas elas. Sendo todas e cada uma das culturas resultado da acção dos homens em sociedade, e considerando que o homem não é ser um perfeito, é natural e previsível que em cada uma se encontre elementos que são nocivos e prejudiciais ao desenvolvimento saudável das pessoas e dos grupos.
Trabalho Elaborado por:
Rosa Luís, Ana Pereira e Carla Albuquerque

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