sábado, 20 de fevereiro de 2010

Actividades realizadas em estágio

Como o tempo de estágio está quase a finalizar, não queria deixar de contribuir para o blogue do curso com algumas imagens de actividades que efectuei com as crianças, em conjunto com a educadora São, auxiliar Sr.ª Lurdes e a animadora Francisca.

No dia 15/01/2010 realizou-se um lanche convivio entre as crianças da primária e jardim de infancia de Parada. No dia 18/01/2010 realizámos uma experiência com gelo na área do conhecimento do mundo, e tinha como objectivos sensibilizar as crianças para as ciências.


Colocou-se um cubo de gelo em quatro materiais diferentes (plástico, lã, papel e folha de alumínio).
As crianças deram a sua opinião, em qual dos materiais o gelo derretia mais rápido.Passado algum tempo verificou-se que o gelo derrete mais rápido no alumínio e no plástico, não protegem o cubo do gelo do calor, por isso são bons condutores térmicos, ao contrário do papel e da lã.

No dia 22/01/2010 realizámos outra experiência, desta vez com água.
Qual dos seguintes ingredientes se dissolve na água: açucar, casca de ovo, sal, arroz, azeite e areia.
As crianças puderam concluir e registar que só se dissolvem na água o açucar e o sal.


COMEÇA A AZAFAMA DO CARNAVAL
O tema deste ano abordado é a reciclagem.


As pinturas faciais:



Desfile de Carnaval em sala:
Visita dos palhaços, Batatinha e Esparguete ao Jardim de Infância
de Parada.
Em conjunto com a Educadora e as auxiliares preparamos uma surpresa às crianças.
Quando menos esparavam lá estavamos nós a brincar com as crianças e a fazer as palhaçadas e partidas de palhaços, e estavamos tão bem disfarçadas que as crianças não nos reconheceram.
As surpresas não ficam por aqui!...
Para a semana há mais....
Elisa Cardoso

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Actividade de Carnaval no Jardim de Infância do Sobral

Por nos encontrarmos em época carnavalesca, realizei uma actividade com as crianças alusiva ao Carnaval. Falei-lhes do carnaval da minha infância, como eu o vivia com tanta folia! Ou não fosse eu de uma terra com um carnaval tão popular. Expliquei-lhes que as pessoas dão azo às suas fantasias ao fazer de conta mascarando-se de várias figuras, que fazem parte do seu imaginário. Perguntei-lhes qual era a fantasia que eles mais gostavam para se mascararem, respostas prontas e variadas: vampiros, princesa, fada, borboleta etc. Com preparação prévia, dei-lhes para a picotar umas borboletas, que posteriormente pintaram a gosto, resultando numas coloridas máscaras que eles adoraram, estimulando assim as crianças a esta época festiva e culminando a dançar a famosa “Dança Grande”. FOI MUITO ESTIMULANTE PARA MIM PODER FAZER ESTA ACTIVIDADE COM AS CRIANÇAS.
Maria Leonor Dias





terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A QUEIMA DA COMADRE

A tradicional e centenária Queima da Comadre e do Compadre em Alvarelhos no âmbito das comemorações do Carnaval no concelho
Partindo de um julgamento, representado por jovens, a Comadre e o Compadre vão deixar a vida terrena e partir para a longa viagem da eternidade. Assim, em testamento, vão deixar os seus bens às raparigas e aos rapazes solteiros. Provavelmente, este testamento, feito em quadras, de forma secreta, terá uma história muito remota, desde os longínquos tempos da Idade Média e até há quem aponte algumas relações estreitas com as cantigas de escárnio e de maldizer. Efectivamente, as “deixas” não são mais do que quadras satíricas, de cariz popular, de redondilha maior, que criticam situações e comportamentos, ao longo do ano, dos rapazes e das raparigas. A Comadre e o Compadre vão deixar os seus haveres de acordo com o destinatário.

Ninguém leva a mal, pois é apenas uma tradição em época carnavalesca.Estas “deixas” são cantadas e acompanhadas com uma melodia própria e o povo escuta com atenção e curiosidade a “deixa” de cada um, visto que aparecem algumas surpresas. É divulgado, em seguida, o sorteio das comadres e dos compadres. A festa continua com a queimapropriamente dita. Depois de um cortejo pelas ruas, a Comadre e o Compadre são queimados no Largo das Cruzes, em praça pública.
A NOSSA COMADRE


O JI de Alvarelhos nunca perde a oportunidade de festejar e assegurar que esta tradição se mantenha viva e que tambem desta forma seja possivel levar a escola a comunidade e vice-versa.


Os preparativos que anteciparam a nossa saida pelas ruas, para festejar a queima da comadre. O desfile pelas ruas de Alvarelhos, a leitura das quadras e respectiva queima da comadre.
















Olhem?! Reconhecem estas duas senhoras? Pois é mesmo verdade, a Dra. Clara E a Dra.Sandra
tambem apareceram por la. Festa é festa ;-)