sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Porque eles valem sempre a pena!

Cantinho dos animais abandonados de Viseu. É este o nome que devemos conhecer e guardar na memória.

Um lugar valioso e mágico, onde todos os dias pessoas boas e de coração puro se entregam e desfazem em cuidados para com aqueles que a voz toldou inespressivel aos nossos pobres ouvidos, mas que nunca nos deixaram indiferentes e que mostram a riqueza dos sentimentos mesmo que não tenhamos o coração para apreciar tal preciosidade.


Saibam mais, faz-se mais...


Porque eles valem mesmo a pena ...



































Flip, What?!

O acordo ortográfico está aí e agora temos que remodelar a forma como escrevemos.
Deixo aqui um link para um site que pode dar uma ajuda nesta tarefa... O Flip!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Numa Sessão de CLC com a Formadora Ana Martins




Aspecto de uma Sessão com a Psicóloga Marta Santos




AS CRIANÇAS NO CARNAVAL: diversão ou risco?


Sendo o Carnaval uma época de excessos, que apresenta muitas oportunidades de divertimento, é também uma altura em que acontecem alguns acidentes. Vestir-se a rigor para brincadeiras carnavalescas pode sair caro.
A maratona do Carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças às quais os foliões estão mais expostos. Estes cuidados estendem-se às crianças, sendo necessária atenção especial com a alimentação e a reposição de líquidos. No que se refere aos cuidadores, ter em atenção o consumo de álcool e os comportamentos de risco para não baixar a guarda.
De acrescentar que, há que verificar os sinais de alerta em relação ao uso de determinados produtos com as crianças, bem como a necessidade de redobrar a segurança e atenção para com estas. Como tal, aqui se enumeram alguns pontos a levar em consideração em relação ao problema: As máscaras, os fatos, cabeleiras, assim como os diversos acessórios e adereços postiços podem ser altamente inflamáveis e tóxicos; Os explosivos e materiais pirotécnicos – estalinhos, bombinhas, bombas de mau cheiro, pós de comichão, pós para expirar, etc. - podem causar queimaduras graves, amputação de membros e irritação ocular, entre outros; É comum verificarem-se crianças em cima dos carros alegóricos sem as devidas condição de segurança; O uso de bebidas alcoólicas, tanto por parte dos mais novos como dos mais velhos constitui outro problema, uma vez que do seu consumo excessivo podem resultar acidentes vários; Existe ainda o perigo das multidões, onde basta apenas um pequeno descuido para uma criança desaparecer.
Esta época é característica de festa e alegria, Contudo, é necessário não descuidar das responsabilidades pessoais de modo a aproveitar ao máximo o divertimento que o Carnaval proporciona e ao mesmo tempo, prevenir possíveis consequências menos positivas. Nunca é demais relembrar, que existem perigos a ter em conta, e que a prevenção não deve impedir o divertimento.

Autores: Mª Luz, Cristina, Carla Lucas, Eunice, Cristóvão
Artigo publicado em:
  • Jornal Regional "Defesa da Beira" (Ed. de 20-02-09);
  • Edição on-line em www.faroldanossaterra.com;
  • Jornal "Voz do Dão" (Ed. de 15-02-09).

BRINQUEDOS PERIGOSOS – prevenir na hora da escolha.



Hoje em dia, existe no mercado uma vasta gama de brinquedos ajustados a crianças de todas as idades, contudo, é necessário ter em conta a sua adequação, não só à idade do conjunto de crianças a que se designam, mas também às características individuais de cada criança.
Em muitos casos, as empresas parecem mais interessadas em vender determinado brinquedo, utilizando uma publicidade exagerada que busca o lucro, negligenciando a segurança da criança. Esta é então, muitas vezes manipulada por este mecanismo, sendo depois os pais manipulados pela vontade de satisfazer o desejo do seu filho, numa tentativa desadequada de colmatar a ausência de acompanhamento a que muitas vezes submetem as crianças por via das suas atribuladas vidas profissionais.
No sentido de alertar para esta realidade, todos os anos surgem campanhas a alertar os pais e educadores sobre os perigos escondidos que alguns brinquedos podem deter. Nunca é demais relembrar.
Alguns dos cuidados a ter na hora de adquirir um brinquedo são:
Para as crianças mais pequenas, escolha brinquedos laváveis, leves e que estimulem a criatividade da criança. Opte por brinquedos com dimensões consideravelmente grandes, de modo a prevenir que sejam engolidos e, ao mesmo tempo, suficientemente resistentes para não lascarem ou partirem. Verifique sempre, também, os rótulos e etiquetas dos brinquedos para saber os materiais de que são feitos, evitando, por exemplo, o risco de alergias.
Os brinquedos não devem ter arestas nem ser pontiagudos, porque as crianças pequenas não têm capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objecto que encontrem em casa pode transformar-se num brinquedo muito interessante.
Tenha, ainda, cuidado com os brinquedos dos irmãos mais velhos, pois estes podem ser detentores de características que não sejam adequadas à sua idade. De relembrar ainda, o facto de a arca ou caixa dos brinquedos não dever ter um tampo pesado ou instável para não cair sobre a criança.
Ao comprar um brinquedo ou jogo a pilhas, tenha a certeza de que o seu compartimento está bem vedado e que é difícil à abertura pela criança.
Aconselhamos que, quando for comprar um brinquedo, retire-o da embalagem e analise-o, leia as instruções meticulosamente e passe a guardar o nome e morada do fabricante tal como faz com as instruções dos electrodomésticos, em caso de acidente essa informação pode ser essencial.


Leonor, Carla Sofia, Ana, Fátima, Ângela

Artigo editado no Jornal de referência da região: Defesa da Beira, edição de 27-02-09.

E ainda mais algumas...




Festa de Natal 2009: E porque a Vida no Experiências Vividas também é feita destes momentos...