sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

OS PALHAÇOS NO JARDIM - DE - INFÂNCIA

Porque é Carnaval, toca a divertir! Vêem aí os palhaços para nos fazer rir!E foi exactamente isto que aconteceu no JI de Alvarelhos, os palhaços surpreenderam o grupo das crianças. Este momento foi proporcionado pelas educadoras Teresa e Sílvia que encenaram uma pequena peça de teatro recheada de momentos super divertidos, muito engraçados. Com esta agradável surpresa, conseguiram levar as crianças ao rubro que manifestaram o seu entusiasmo com sorrisos rasgados e sonoras gargalhadas. Serviu pois, de aperitivo para o inicio desta época de brincadeiras e festejos carnavalescos. Aqui vos deixo o registo de alguns desses momentos.










segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TERAPIA OCUPACIONAL


Semanalmente o JI de Alvarelhos é visitado pela Terapeuta Ocupacional Patrícia. Nestas visitas, a Patrícia coloca em prática algumas actividades com uma das crianças que tem Necessidades Especificas de Educação. No entanto é regra geral incluir todo o grupo, bem como incluir a referida criança em todas as outras actividades realizadas pela Educadora Teresa. A integração de uma criança com Necessidades Especificas de Educação, é uma realidade neste JI e não uma utopia. Testemunho diariamente um fantástico trabalho de equipa e empenho totais nessa direcção e os resultados estão a olhos vistos. Cada conquista, cada obstáculo pela criança ultrapassado, por todos (educadora, assistente operacional, animadora, crianças e agora também por mim) é festejado e aplaudido com palavras e gestos de felicitações para a já referida criança, que os recebe com muita satisfação. Aqui vos deixo o testemunho de uma dessas actividades, “Tacto e Sensibilidade - o que é? quem será?”





















domingo, 7 de fevereiro de 2010

Imagens dos Estágios do Jardim de Infância de Cabanas de Viriato - Sala 2 - Júlia Augusto



Imagens dos Estágios do Jardim de Infância de Cabanas de Viriato - Sala 1 - Cristóvão Sousa



DIA DOS AMIGOS E DAS AMIGAS

Nos Açores, numa divertida antecipação do Carnaval, as quatro quintas-feiras antes do Entrudo/Carnaval são festejadas como dias muito especiais:- Dia de Amigos (quinta-feira, dia 21 de Janeiro);- Dia de Amigas (quinta-feira, dia 28 de Janeiro);- Dia de Compadres (quinta-feira, dia 4 de Fevereiro);- Dia de Comadres (quinta-feira, dia 11 de Fevereiro);
A Educadora Teresa Rebelo (Jardim de Infância de Alvarelhos) tendo vivenciado estas experiências durante o tempo que trabalhou na Ilha do Pico e porque em Alvarelhos se festeja a Queima da Comadre na última quinta-feira antes do Carnaval, tem comemorado também com o seu grupo de crianças esses dias. Por isso, no dia das Amigas (28-01-10), realizaram-se diversas actividades: registos escritos e desenhos das respectivas amigas; registo escrito “As coisas que as amigas fazem juntas”; construção da palavra AMIGA (recortar letras iguais nas revistas e carimbagem de letras); jogos no exterior e confecção de uma sobremesa (gelatina de morango). Esta sobremesa foi partilhada por todos no final do lanche da tarde.
Neste trabalho pedagógico, houve uma equipa de pessoal não docente que contribuiu para a sua concretização, colaborando e apoiando as crianças e a Educadora. Neste momento, encontra-se a estagiar no Jardim de Infância de Alvarelhos, a formanda Eunice Dias, do curso EFA “Técnicas de Acção Educativa”, tendo igualme
nte colaborado/apoiado em todas as actividades desenvolvidas.