sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

A Organização Internacional do Trabalho lançou o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil para salientar a mobilização mundial contra este fenómeno, dando uma atenção particular às piores formas de trabalho infantil.

Este dia é celebrado no mundo inteiro a 12 de Junho e pretende ser o catalisador do movimento mundial contra o trabalho infantil, um movimento que não cessa de crescer como comprovado pelo aumento contínuo das ratificações da convenção no 182 sobre as piores formas de trabalho infantil e da convenção no 138 sobre a idade mínima para o trabalho.
O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é uma ocasião para a obtenção de um maior apoio por parte dos governos, dos parceiros sociais do BIT, da sociedade civil e de outros intervenientes – como as escolas, as organizações de jovens e os media – a favor da acção mundial contra o trabalho infantil.

O movimento mundial para a eliminação do trabalho infantil continua a crescer e qualquer simples cidadão tem a oportunidade de desempenhar um papel importante, podendo ajudar milhões de crianças e adolescentes de todo o mundo a terem vidas mais felizes e plenas.



quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 de Junho - Dia de Camões, Dia de Portugal!

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.


E já temos a nossa "ilha" no Second Life (vejam a noticia que se segue)...

Second Life recebe dia de Portugal:
O Museu da Presidência inaugurou hoje uma ilha dedicada ao 10 de Junho, dia de Portugal, como método de comemoração do mesmo dia no mundo da Internet. O espaço escolhido foi o Second Life, um mundo virtual criado pela empresa americana Linden Labs.
Dentro da opções de navegação, os utilizadores poderão ouvir e ver concertos e transmissões de vídeo no Auditório Armilar, ler poemas de autores portugueses no Miradouro da Poesia e visitar o espaço virtual do Museu da Presidência. Além disso, poderá também fazer uma pequena caça ao tesouro e encontrar muitos dos objectos da historia de portugal.
Caso não conheça o Museu e se sinta um bocado perdido, poderá sempre contactar com os avatares no jogo que são vestidos a rigor igual aos do Museu da Presidência do mundo físico. Esta nova ilha do dia de Portugal já contou no dia de hoje com transmissão em directo da Mensagem do Presidente da República às Comunidades Portuguesas e com a emissão áudio de um concerto de Rodrigo Leão. Para amanhã estão agendadas actuações de músicos como Rui Gaio e João Frazão, presenças já habituais em concertos do Second Life.