sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Ambiente na Feira da Ladra em Carregal do Sal

No dia 5 Junho, o grupo de formandas/o do Experiências Vividas realizou mais uma saída, desta vez para visitar a “Feira da Ladra”.


O que torna esta feira tão especial é o facto de ser organizada pelas crianças, educadores, pais e encarregados de educação.
As crianças contribuem com artigos para venda que são recolhidos em casa, desde legumes, animais domésticos a alimentos diversos. E ainda artigos manufacturados pelas próprias crianças nas escolas.
Todos os anos esta feira se realiza, e as crianças mostram-se interessadas em participar no evento. Elas correm a feira a tentar vender os mais variados artigos a todas as pessoas que encontram pela frente.

Fomos confrontadas/o por várias crianças que pareciam estar muito à vontade com a situação, e podemos até concluir que este tipo de eventos contribui para os estimular socialmente, parecendo já vendedores natos!
Vimos crianças um pouco de todas as idades, desde os 3 aninhos até aos 16, inclusive um grupo de jovens adultos da APPC de Oliveira do Conde.
Assistimos a uma situação um pouco caricata, quando uma galinha se soltou e correu pela feira. Mas o mais engraçado foi ver as crianças a correrem todas atrás dela!

As crianças andavam muito divertidas, algumas delas andavam a tentar vender um gatinho e sentimos que havia muita cooperação entre crianças e adultos.
Reparámos também num casal de pássaros, foi-nos dito que eram Mandarins, que estavam à venda numa gaiola feita à mão. Custavam 25€!!!

O dinheiro das vendas é revertido em função das escolas presentes. Nós contribuímos fazendo algumas compras; foram espinafres, cerejas, limões, broas de milho, lembranças para as crianças, livros, artigos para a casa, bifanas, bolinhos de chocolate, etc.
Acabou por ser um local de reencontro de pessoas conhecidas, desde familiares e amigos a antigos colegas de trabalho e professores do tempo da nossa infância.
O São Pedro pregou-nos uma partida, brindando-nos com alguns chuviscos, mas o entusiasmo era tanto que ninguém abandonou o local e ainda serviram para refrescar a hortaliça.

Foi uma experiência diferente, principalmente pela possibilidade de passar algum tempo ao ar livre e a conviver com tantas crianças distintas, serviu um pouco para nos imaginarmos numa situação profissional futura. Pareceu-nos que no que toca à segurança, apesar da presença da autoridade, poderia existir um pouco mais de controlo sobre as crianças e o recinto. Sabemos que é um meio pequeno, contudo, como diz o velho “mais vale prevenir que remediar”!
De uma forma geral, foi muito divertido e estas iniciativas devem continuar a realizar-se porque também servem para aproximar a escola da família e da comunidade.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Grupo de Teatro " Criar" encena " Aristides de Sousa Mendes"


No dia 18 de Junho vamos efectuar mais uma Actividade Integradora. Formámos o Grupo de Teatro " Criar", o qual tem vindo a encenar a Peça " Aristides de Sousa Mendes - O Salvador", no sentido de ser apresentada à Comunidade na Escola Básica Integrada Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.
Aqui deixamos algumas fotos dos ensaios enquanto aguardamos o Grande Dia da estreia...




































terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança em Cabanas de Viriato


No dia Mundial da Criança fomos ao Jardim de Infância de Cabanas de Viriato. Aproveitámos para efectuar com as crianças jogos tradicionais como forma de o celebrar.
Aqui ficam algumas imagens de um dia inesquecível!











Rescaldo da Caça ao Tesouro


O grupo de Crianças do Jardim de Infância de Cabanas de Viriato efectuou, com a ajuda das educadoras Fátima e Elisa, um texto livre de reflexão / avaliação do JOGO DE PISTA “CAÇA AO TESOURO” de 24 de Abril de 2009, no qual o grupo de formandas/o participou, e cedeu-nos os resultados para partilharmos:










O QUE ACONTECEU ONTEM?
1. UM JOGO;
2. UM JOGO DE PISTA;
3. DE CAÇA AO TESOURO;
4. HOUVE ENVELOPES;
5. TINHAM PISTAS;
6. PARA LER;

7. PARA FAZERMOS O QUE ESTAVA LÁ ESCRITO;
8. VIERAM SENHORAS DO CURSO;
9. PARA FAZER O JOGO CONNOSCO;
10. DIVIDIRAM-SE AS CRIANÇAS E OS ADULTOS EM 7 GRUPOS;

11. AS PISTAS ESTAVAM ESCONDIDAS;
12. NO PROLONGAMENTO;
13. NA ABELOEIRA;
14. NAS FLORES;
15. NA SALA DA REFEIÇÃO;
16. DA PSICOMOTRICIDADE;
17. DA PROFESSORA FÁTIMA;
18. NA SALA 1;
19. NAS CASA DE BANHO;
20. NA COZINHA;
21. NA MESA DO HALL;
22. ENCONTRAMOS O TESOURO;
23. TINHA MOEDAS E NOTAS DE CHOCOLATE;
24. E CHUPA-CHUPAS;
25. TINHAMOS DE SABER O LADO ESQUERDO E DIREITO;
26. DEMOS UM NOME AO NOSSO GRUPO;
27. FIZEMOS UMA RODA;
28. TROCÁMOS DE BIBE;
29. CANTÁMOS UMA CANÇÃO;
30. DEMOS UM NOME À GALINHA;
31. SALTÁMOS AO PÉ COXINHO;
32. ENCONTRÁMOS UM COELHO;
33. GRITÁMOS “NÓS SOMOS OS MAIORES”, QUANDO ENCONTRÁMOS O TESOURO;
34. FIZEMOS UM GRITO DE GRUPO;
35. CUMPRIMENTÁMOS OS COLEGAS E ADULTOS DO NOSSO GRUPO;
36. TODOS PULARAM;
37. GOSTEI DE FAZER O JOGO;
38. FOI MUITO BOM;
39. FOI DIVERTIDO;
40. FOI FIXE;
41. ENCONTRÁMOS OS PRESENTES;
42. AS SENHORAS SÃO BOAS, AMIGAS E SIMPÁTICAS;
43. ELAS AJUDARAM-NOS A FAZER O JOGO;
44. AS SENHORAS TAMBÉM SE DIVERTIRAM A FAZER O JOGO;
45. PARA ELAS O JOGO TAMBÉM FOI NOVIDADE;
46. GOSTÁVAMOS DE VOLTAR A FAZER ESTE TIPO DE JOGO;

AVALIAÇÃO COM VOTAÇÃO DE DEDO NO AR

47. COMO FOI O JOGO:

  • MAIS /MENOS - 0
  • BOM – 0
  • MUITO BOM – 36

(Um muito obrigada a todas as crianças e às educadoras e auxiliares, que tornaram a tarde tão divertida para todos nós!)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia mundial da Criança!



Hoje é dia 1 de Junho, apenas um dia normal não fosse dar-se o caso de se ter escolhido este dia para celebrar as Crianças (o melhor que o mundo tem)!

Os 10 mandamentos da criança aos pais:
1. As minhas mãos são pequenas: por favor não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.As minhas pernas são pequenas: por favor abrandem para eu vos poder acompanhar.

2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.

3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.

4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.

5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

6. Por favor não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas.Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.

7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinem-me de um modo afectuoso.

8. Por favor não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.

9. Por favor dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

10. Por favor dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.

(web.educom.pt)


1 de Junho, Dia Mundial da Criança

Após a 2ª Grande Guerra Mundial, as crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos. Os pais não tinham dinheiro, viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da Escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo.
Os Estados Membros das Nações Unidas, - ONU - reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como Dia Mundial da Criança.
Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”.
A ONU reconheceu também que “em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a protecção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento.”