sábado, 14 de março de 2009

Pais querem escola aberta 12 horas por dia

A Confederação Nacional das Associações de Pais realiza hoje, em Mira, o seu Encontro Nacional anual, sob o tema "Confiança nos Pais, na Escola e nos Parceiros", um dia antes de realizar a Assembleia-Geral que deverá reeleger como presidente Albino Almeida. Em declarações à Agência Lusa, Albino Almeida salientou que muitas das medidas que os pais exigiram aos partidos políticos num manifesto de 2005 foram alcançadas, entre as quais destaca o "alargamento do funcionamento das escolas do 1 ciclo, a generalização das refeições nas escolas, da Acção Social Escolar e a melhoria do parque escolar". No entanto, ainda faltam concretizar outras formas de auxílio à família, como "a possibilidade de as escolas estarem abertas 12 horas por dia, sem que isso signifique, obviamente, componente lectiva de 12 horas por dia". "Simplesmente, as escolas terão de organizar uma oferta com actividades lúdicas, recreativas e outras para os meninos que precisam de entrar mais cedo do que os outros e para os meninos que precisam de permanecer para além do horário das aulas", disse, realçando que isto já se faz em muitas escolas do país. Albino Almeida sublinhou que "é completamente falso quando dizem que os pais defendem o alargamento dos horários escolares". "Defendemos sim o alargamento dos horários das escolas com uma componente lúdica, de forma a que os pais possam deixar as crianças nas escolas antes das aulas e ir buscá-las depois das aulas terminarem", acentuou, acrescentando que "os horários das escolas têm de ser compatíveis com os horários do trabalho". Neste sentido, os pais pensam ainda apresentar propostas "para trabalhar alguns aspectos do Código do Trabalho".
Agência Lusa
Algo está errado numa Sociedade que remete os pais para este tipo de exigências. Imaginem uma criança que tem que permanecer 12 horas numa escola, no mínimo em tempo de sono 9 horas, quantas horas lhe sobra para estar com a sua família?
E depois claro... como pretende esta mesma sociedade que a Família tenha um papel activo junto das suas crianças, com horários e ritmos de trabalho como os que nos são impostos?
Deixo-vos o repto para um debate... qual a vossa opinião?

Portugueses Sem Tempo para os Filhos

Os pais portugueses lamentam-se muito da falta de tempo para os filhos, mas estão hoje muito mais presentes na educação das crianças. Mudam fraldas, dão a comida e o banho, e até os levam ao médico se for preciso.
Segundo um estudo desenvolvido pela especialista em psicologia educacional, Leonor Balancho, e recentemente publicado em livro - «Ser Pai, Hoje», pela Editorial Presença - os pais portugueses tornaram-se mais intervenientes na vida dos filhos, revelam as suas emoções e são comunicativos.
Em conclusão, o pai português deixou de ser a figura distante e autoritária da família, que estava ausente para sustentar o lar, e que só intervinha quando as situações se tornavam «realmente complicadas».
Em 111 páginas, Leonor Balancho descreve esta mudança na forma como os portugueses exercem a paternidade, fruto de uma tese de mestrado da investigadora sobre a evolução do papel do pai na sociedade portuguesa.
Realizada com base em diversas entrevistas a três gerações dentro das mesmas famílias - filhos, pais e avós -, a especialista em psicologia educacional descobriu que o pai português «renasceu, reconstruiu-se e repensou-se», como declarou à Agência Lusa.
«Já é comum os pais darem o biberão, deitarem as crianças e contarem histórias», caracteriza a autora, sobre o novo perfil do pai na sociedade portuguesa.
Curiosamente, de acordo com Leonor Balancho, que sublinha a base científica do trabalho realizado, as grandes mudanças no papel do pai ocorreram devido à alteração da figura da mulher na sociedade portuguesa, que, automaticamente, teve reflexos na família.
A mulher «tornou-se economicamente independente, começou a sair de casa para trabalhar, e a ter menos tempo para os filhos, o que exigiu mudanças no papel que o pai desempenha».
Contudo, defende que a presença dos dois, cada um desempenhando o seu próprio papel, é fundamental para os filhos: Um pai não substitui uma mãe, ou vice-versa, mas «complementam-se».
«Cada um tem as suas características próprias, e deve viver de acordo com elas, interligando as situações do dia a dia em conjunto», advoga a mestra em Psicologia Educacional, professora na Escola Superior de Educação João de Deus e na Universidade Lusíada.
Apesar de ter partindo de uma base científica, «Ser Pai, Hoje» foi escrito de uma forma muito acessível aos pais em geral, estejam eles em situação de família tradicional, de divórcio, de adopção ou a viver a dinâmica das novas famílias.
Segundo a autora, quase todos os pais com quem falou se lamentam da falta de tempo para os filhos, e, no entanto, «são hoje homens muito mais presentes na família do que antigamente».
Se não têm o tempo que gostariam de ter, ajuda saber que «todos os bocadinhos passados com os filhos são bons se estiverem física e emocionalmente presentes».
A ausência do pai tem fortes reflexos negativos nas crianças, mas há pais que estão presentes fisicamente, e, contudo, distantes emocionalmente.
In Diário iol.pt


Direito

Garota de 17 anos assusta médicos por já ter 7 filhos.Isso mesmo, uma garota argentina de 17 anos está sendo considerada uma verdadeira raridade científica pelos médicos, tudo porque ela já possui sete filhos, apesar da idade.·Tudo começou em 2005, quando Pamela Villarruel engravidou pela primeira vez, mas sofreu um aborto espontâneo. Cinco meses depois, ela engravidou novamente, do primeiro filho, Lisandro. Os outros seis filhos foram frutos de duas gestações. Você não leu errado! Pamela engravidou de trigémeos, por duas vezes.
Os últimos filhos, três meninas, nasceram poucos dias antes que ela completasse 17 anos.
Insatisfeita? A adolescente, que não mantém mais nenhum contato com os três pais, afirmou ao jornal Sunday Mirror que os garotos são seus 'pequenos milagres'. 'É cansativo, mas o mais importante é que todos eles sejam felizes e saudáveis’.·Segundo o médico que acompanhou cada uma das gestações, Jose Alberto Oviedo, não há registros em todo o mundo de outro caso semelhante ao da garota.O mais curioso nessa história, é que, embora já tenha sete filhos, Pamela ainda não adquiriu o direito de fazer uma laqueadura (ligadura de trompas), porque não atingiu a maioridade. Pasmem!

"quero jantar contigo"

Um dia, quando um homem chegou tarde a casa, cansado e irritado após um dia de trabalho, encontrou, esperando por si à porta, o seu filho de 5 anos.
-Papá, posso fazer-te uma pergunta?
-Claro que sim. O que é?
- Quanto ganhas numa hora?
- Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - respondeu o homem, zangado.
- Só para saber. Por favor... diz lá... quanto ganhas numa hora? ->perguntou novamente o miúdo.
- Bom... já que queres tanto saber, ganho 10 euros por hora. - Oh! - suspirou o rapazinho, baixando a cabeça. Passado um pouco, olhando para cima, perguntou: - Papá, emprestas-me 5 euros?
O pai, furioso, respondeu:
- Se a razão de tu me teres perguntado isso, foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer, a resposta é não! E, de castigo, vais já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que estás a ser. A minha vida de trabalho é dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos!
O rapazinho, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta. Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o comportamento do filho e ainda se irritou mais. Como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como é que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro? Passada mais ou menos uma hora, já mais calmo, o homem começou a ficar com remorsos da sua reacção. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros. Afinal, nem era costume o miúdo pedir-lhe dinheiro. Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.
- Já estas a dormir? Perguntou.
- Não, papá, ainda estou acordado. - respondeu o miúdo.
- Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo? - disse o pai.
- Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo. Toma lá os 5 euros que me pediste.
O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:
- Oh, papá! Obrigado!
E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas. O pai, vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado. O filho começou lentamente a contar o dinheiro, até que olhou para o pai.
- Para que queres mais dinheiro se já tens aí esse? - resmungou o pai.
- Porque não tinha o suficiente. Agora já tenho! - respondeu o miúdo.
- Papá, agora já tenho 10 euros! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não posso?
Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostava tanto de jantar contigo...

"eu quero ser uma TV"

Uma professora do ensino básico pediu aos alunos que fizessem uma redacção sobre o que gostariam que Deus fizesse por eles..Ao fim da tarde, quando corrigia as redacções, leu uma que a deixou muito emocionada. O marido, que, nesse momento, acabava de entrar,viu-a a chorar e perguntou:- O que é que aconteceu? 'Ela respondeu:- Lê isto. Era a redacção de um aluno.*'Senhor, esta noite peço-te algo especial: transforma-me num televisor. Quero ocupar o lugar dele. Viver como vive a TV da minha casa. Ter um lugar especial para mim, e reunir a minha família à volta... Ser levado a sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem perguntas. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega a casa, mesmo quando está cansado. E que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar.. E ainda, que os meus irmãos lutem e se batam para estar comigo.. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E,por fim, faz com que eu possa diverti-los a todos.Senhor, não te peço muito...Só quero viver o que vive qualquer televisor.'*Naquele momento, o marido de Ana Maria disse:- 'Meu Deus, coitado desse miúdo! Que pais'!E ela olhou-o e respondeu:- 'Essa redacção é do nosso filho'

sexta-feira, 13 de março de 2009

É PRECISO ACREDITAR

" Um guerreiro da luz muitas vezes desanima.
Acha que nada consegue despertar a emoção que desejava. Muitas tardes e noites é obrigado a sustentar uma posição conquistada, sem que nenhum acontecimento novo lhe devolva o entusiasmo.
Os seus amigos comentam: "talvez a sua luta tenha terminado ".
O guerreiro sente dor e confusão ao escutar estes comentários, porque sabe que não chegou aonde queria. Mas é teimoso, e não abandona o que decidiu fazer.

Então, quando menos se espera, abre-se uma nova porta."
Manual do Guerreiro da Luz - Paulo Coelho

Para todas as formandas e formando.

O que é o Tempo?


“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derribar e tempo de edificar, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de saltar de alegria, tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras, tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar, tempo de buscar e tempo de perder, tempo de guardar e tempo de deitar fora, tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de estar calado e tempo de falar, tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz.”

Texto canónico


O que há de intrigante e difícil nestas palavras transcritas do sábio? Absolutamente nada. Tudo está perfeitamente claro e respondido, até que se pergunte: "O que é o Tempo?"
Diante dessa pergunta que sabemos e ao mesmo tempo não sabemos a resposta, temos que assumir uma postura cautelosa e nutrir um forte desejo de reflectir seriamente sobre o tema, como fez Santo Agostinho quando perguntado pela sua mente brilhante:


"Se ninguém me perguntar eu sei, porém, se quiser explicar a quem me perguntar, já não sei."

As palavras também falam...

Sendo esta a minha primeira "intervenção" neste blog queria felicitar todos os colegas e formandos do curso. Tem sido uma experiência fantástica o contacto com este grupo de trabalho, as opiniões, os debates, as diferenças, os pontos em comum... tudo contribui para a nossa constante aprendizagem nesta vida.
Na tentativa de aguçar o vosso apetite pela poesia, e mais concretamente por Fernando Pessoa, deixo-vos um poema.
Que o vento nunca deixe de soprar nas vossas vidas.
Porque por vezes, as palavras também falam...

Hoje de manhã saí muito cedo

Hoje de manhã saí muito cedo,
Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer...

Não sabia que caminho tomar
Mas o vento soprava forte, varria para um lado,
E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas.

Assim tem sido sempre a minha vida, e
Assim quero que possa ser sempre --
Vou onde o vento me leva e não me
Sinto pensar.

Alberto Caeiro, (Fernando Pessoa)

Intimidades da Mediadora - vista da janela do meu gabinete...

quinta-feira, 12 de março de 2009

Manu Chao - Clandestino Clip INMIGRANTES (Potro Productions)

Por um mundo sem...

Discriminações - A minha opinião

Não sou apologista da xenofobia. Acredito que todos temos o direito de ser tratados de igual forma, a partir do momento em que há o respeito mútuo.
Para mim não faz sentido discriminar as pessoas por uma questão racial, orientação sexual, sexo, religião ou outra qualquer.
Há lugar para todos os seres humanos formados e procriados da mesma forma.
A situação económica actual a nível mundial, a crise, vem no entanto contribuir para o agravamento desta problemática. Infelizmente ele existiu, existe e existirá sempre, se bem que não assumida por muitos, daí a dificuldade em extingui-la definitivamente da nossa realidade.
Podemos verificar lamentavelmente que os valores e direitos humanos nunca estão garantidos de forma reversível em qualquer país. A regressão política e história são sempre possíveis se a inércia dos democratas o permitir.

terça-feira, 10 de março de 2009

Aristides de Sousa Mendes - Contributo de terça feira à noite para o Tema de Vida

O Valor de uma NOTA de 500€

A Nota de 500 Euros...!
Um orador está a fazer um discurso sobre valores, pega numa nota de 500 e pergunta à plateia:- Quem a quer a nota é nova, acabada de sair do Banco?! Claro que toda a gente levanta o braço. A seguir ele amassa a nota com as mãos e faz uma bola de papel, volta a esticar a nota que não volta a ficar direitinha como estava, mas mesmo assim, volta a perguntar à plateia:- Quem a quer? Todos os braços se levantam na mesma. A seguir ele atira a nota para o chão dá uns pontapés pisa esfrega-a no chão… a nota está amassada, pisada e suja ele pega na nota levanta-a no ar e volta a perguntar:- Quem a quer? E todos os braços se levantam outra vez. Ele neste momento pergunta porque é que todos ainda querem uma nota pisada, amassada e suja talvez até um pouco rasgada e continua com a explicação:- A nota não perdeu o valor que tinha uns minutos antes quando estava nova e direitinha depois de amassada e suja continua a valer 500 euros!!! De seguida ele faz o paralelo com as pessoas:- Cada pessoa tem o seu valor e esse valor não muda nem quando a pessoa é pisada, amassada, magoada... ela continua a ter valor, as feridas e mágoas irão cicatrizar e as marcas ficam lá, altera o aspecto mas não altera o valor, nós somos notas de 500 podemos ser pisados, magoados... mas continuamos a ter o nosso valor mesmo quando ele não é reconhecido, por isso se lhe reconhecem o seu valor, aceite isso como uma prova de que os outros conseguem ver o quanto vale, se não o reconhecerem, lembre-se que ele está lá independentemente da capacidade de visão de quem o rodeia! O seu valor não depende do que os outros vêem ou pensam, não são os outros que o medem tal como a dor ou a mágoa está em nós, não são os outros que vêem, medem, ou sentem... o seu valor está em si! O amor que temos, também não pode ser quantificado pelos outros nem a intensidade pode ser medida pela forma como falamos, as palavras não alcançam… porque então permitimos que os outros calculem quanto valemos?!? Tudo o que a vida lhe der de bom, receba de braços e coração aberto, assim em algum momento que precise de partilhar, vai ter consigo o suficiente!

PENSEM NISTO...

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher


A uma Mulher especial e por ela a todas as mulheres que aceitam a vida como dom.
Tu,
Que colocas afecto no olhar,
Que sentes, como ninguém,
A vida a pulsar dentro de ti,
Mostra, sem amarras,
Sem vergonha, no teu ser
A força e a razão do teu viver,
A sublime condição do teu amar,
A liberdade que é motivo do teu “dar”,
A tua beleza, em ser Mulher!