quinta-feira, 12 de março de 2009

Discriminações - A minha opinião

Não sou apologista da xenofobia. Acredito que todos temos o direito de ser tratados de igual forma, a partir do momento em que há o respeito mútuo.
Para mim não faz sentido discriminar as pessoas por uma questão racial, orientação sexual, sexo, religião ou outra qualquer.
Há lugar para todos os seres humanos formados e procriados da mesma forma.
A situação económica actual a nível mundial, a crise, vem no entanto contribuir para o agravamento desta problemática. Infelizmente ele existiu, existe e existirá sempre, se bem que não assumida por muitos, daí a dificuldade em extingui-la definitivamente da nossa realidade.
Podemos verificar lamentavelmente que os valores e direitos humanos nunca estão garantidos de forma reversível em qualquer país. A regressão política e história são sempre possíveis se a inércia dos democratas o permitir.

2 comentários:

  1. Exactamente, Eunice. Por isso é que a luta contra todas as discriminações e injustiças tem que ser também uma tarefa de todos/as nós.Eu tento fazê-lo no meu dia a dia... por vezes é cansativo, muitas vezes dá-me a sensação que ando a remar contra a maré já há muitos anos.. mas tento não desistir.
    E para abraçar essa causa não é preciso grande coisa, basta chamar a atenção para os problemas e falar deles com os nossos amigos, com os nossos filhos, com a família, etc..
    As discriminações são muitas, a falta de tolerância e de respeito pelo outro ainda maior.. Este é um dos grandes problemas da nossa sociedade, onde valores como o individualismo se sobrepõem a valores como a solidariedade e a tolerância e respeito pelo outros.
    Quer ser minha companheira de luta e contribuir para dar força a estas palavras que por vezes são usurpadas do seu verdadeiro significado e remetidas a meros termos vazios de sentido?

    ResponderEliminar
  2. Como é mais que óbvio, não poderia recusar um pedido cuja finalidade principal é lutar por uma causa tão nobre. Aliás lá diz o velho ditado " A união faz a força ".
    Conto consigo.

    ResponderEliminar