segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Magusto

No dia de S. Martinho
assam-se as castanhas
e prova-se do pipinho
o vinho novo
que é bom e agrada o povo!

Para assinalar o Dia de S. Martinho, o grupo do Experiências Vividas reuniu-se em torno das patuscas. Sem caruma ou local onde acender a fogueira, as formandas disponibilizaram-se para trazer as patuscas para tornar este Magusto possível na sala de formação.

Fizemos cartuchinhos em papel de jornal para manter as castanhas bem quentinhas, a lembrar a tradição que aquece os dias frios e chuvosos de Outono. Este ano, o verão de S. Martinho não se fez sentir, mas um copinho de jeropiga aquece sempre o coração...

"Quentes e Boas!" Depois era só ver esta gente boa a atacar a bela da castanha, tão saborosa e docinha! Havia ainda o colorido bolo-rei, que apareceu a adivinhar a época Natalícia que se aproxima.

Convidámos o grupo do Saber Viver para partilhar este momento de camaradagem e a festa durou enquanto houve castanhas para comer! O convívio estava agradável, mas teve que terminar. Sem castanhas, bolo-rei ou jeropiga, a única coisa que nos restava para fazer era recolher às nossas casas e famílias para um fim-de-semana relaxante que estava prestes a começar!