sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Ambiente na Feira da Ladra em Carregal do Sal

No dia 5 Junho, o grupo de formandas/o do Experiências Vividas realizou mais uma saída, desta vez para visitar a “Feira da Ladra”.


O que torna esta feira tão especial é o facto de ser organizada pelas crianças, educadores, pais e encarregados de educação.
As crianças contribuem com artigos para venda que são recolhidos em casa, desde legumes, animais domésticos a alimentos diversos. E ainda artigos manufacturados pelas próprias crianças nas escolas.
Todos os anos esta feira se realiza, e as crianças mostram-se interessadas em participar no evento. Elas correm a feira a tentar vender os mais variados artigos a todas as pessoas que encontram pela frente.

Fomos confrontadas/o por várias crianças que pareciam estar muito à vontade com a situação, e podemos até concluir que este tipo de eventos contribui para os estimular socialmente, parecendo já vendedores natos!
Vimos crianças um pouco de todas as idades, desde os 3 aninhos até aos 16, inclusive um grupo de jovens adultos da APPC de Oliveira do Conde.
Assistimos a uma situação um pouco caricata, quando uma galinha se soltou e correu pela feira. Mas o mais engraçado foi ver as crianças a correrem todas atrás dela!

As crianças andavam muito divertidas, algumas delas andavam a tentar vender um gatinho e sentimos que havia muita cooperação entre crianças e adultos.
Reparámos também num casal de pássaros, foi-nos dito que eram Mandarins, que estavam à venda numa gaiola feita à mão. Custavam 25€!!!

O dinheiro das vendas é revertido em função das escolas presentes. Nós contribuímos fazendo algumas compras; foram espinafres, cerejas, limões, broas de milho, lembranças para as crianças, livros, artigos para a casa, bifanas, bolinhos de chocolate, etc.
Acabou por ser um local de reencontro de pessoas conhecidas, desde familiares e amigos a antigos colegas de trabalho e professores do tempo da nossa infância.
O São Pedro pregou-nos uma partida, brindando-nos com alguns chuviscos, mas o entusiasmo era tanto que ninguém abandonou o local e ainda serviram para refrescar a hortaliça.

Foi uma experiência diferente, principalmente pela possibilidade de passar algum tempo ao ar livre e a conviver com tantas crianças distintas, serviu um pouco para nos imaginarmos numa situação profissional futura. Pareceu-nos que no que toca à segurança, apesar da presença da autoridade, poderia existir um pouco mais de controlo sobre as crianças e o recinto. Sabemos que é um meio pequeno, contudo, como diz o velho “mais vale prevenir que remediar”!
De uma forma geral, foi muito divertido e estas iniciativas devem continuar a realizar-se porque também servem para aproximar a escola da família e da comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário