quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

BRINQUEDOS PERIGOSOS – prevenir na hora da escolha.



Hoje em dia, existe no mercado uma vasta gama de brinquedos ajustados a crianças de todas as idades, contudo, é necessário ter em conta a sua adequação, não só à idade do conjunto de crianças a que se designam, mas também às características individuais de cada criança.
Em muitos casos, as empresas parecem mais interessadas em vender determinado brinquedo, utilizando uma publicidade exagerada que busca o lucro, negligenciando a segurança da criança. Esta é então, muitas vezes manipulada por este mecanismo, sendo depois os pais manipulados pela vontade de satisfazer o desejo do seu filho, numa tentativa desadequada de colmatar a ausência de acompanhamento a que muitas vezes submetem as crianças por via das suas atribuladas vidas profissionais.
No sentido de alertar para esta realidade, todos os anos surgem campanhas a alertar os pais e educadores sobre os perigos escondidos que alguns brinquedos podem deter. Nunca é demais relembrar.
Alguns dos cuidados a ter na hora de adquirir um brinquedo são:
Para as crianças mais pequenas, escolha brinquedos laváveis, leves e que estimulem a criatividade da criança. Opte por brinquedos com dimensões consideravelmente grandes, de modo a prevenir que sejam engolidos e, ao mesmo tempo, suficientemente resistentes para não lascarem ou partirem. Verifique sempre, também, os rótulos e etiquetas dos brinquedos para saber os materiais de que são feitos, evitando, por exemplo, o risco de alergias.
Os brinquedos não devem ter arestas nem ser pontiagudos, porque as crianças pequenas não têm capacidade para avaliar o perigo, pelo que qualquer objecto que encontrem em casa pode transformar-se num brinquedo muito interessante.
Tenha, ainda, cuidado com os brinquedos dos irmãos mais velhos, pois estes podem ser detentores de características que não sejam adequadas à sua idade. De relembrar ainda, o facto de a arca ou caixa dos brinquedos não dever ter um tampo pesado ou instável para não cair sobre a criança.
Ao comprar um brinquedo ou jogo a pilhas, tenha a certeza de que o seu compartimento está bem vedado e que é difícil à abertura pela criança.
Aconselhamos que, quando for comprar um brinquedo, retire-o da embalagem e analise-o, leia as instruções meticulosamente e passe a guardar o nome e morada do fabricante tal como faz com as instruções dos electrodomésticos, em caso de acidente essa informação pode ser essencial.


Leonor, Carla Sofia, Ana, Fátima, Ângela

Artigo editado no Jornal de referência da região: Defesa da Beira, edição de 27-02-09.

Sem comentários:

Enviar um comentário