quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

AS CRIANÇAS NO CARNAVAL: diversão ou risco?


Sendo o Carnaval uma época de excessos, que apresenta muitas oportunidades de divertimento, é também uma altura em que acontecem alguns acidentes. Vestir-se a rigor para brincadeiras carnavalescas pode sair caro.
A maratona do Carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças às quais os foliões estão mais expostos. Estes cuidados estendem-se às crianças, sendo necessária atenção especial com a alimentação e a reposição de líquidos. No que se refere aos cuidadores, ter em atenção o consumo de álcool e os comportamentos de risco para não baixar a guarda.
De acrescentar que, há que verificar os sinais de alerta em relação ao uso de determinados produtos com as crianças, bem como a necessidade de redobrar a segurança e atenção para com estas. Como tal, aqui se enumeram alguns pontos a levar em consideração em relação ao problema: As máscaras, os fatos, cabeleiras, assim como os diversos acessórios e adereços postiços podem ser altamente inflamáveis e tóxicos; Os explosivos e materiais pirotécnicos – estalinhos, bombinhas, bombas de mau cheiro, pós de comichão, pós para expirar, etc. - podem causar queimaduras graves, amputação de membros e irritação ocular, entre outros; É comum verificarem-se crianças em cima dos carros alegóricos sem as devidas condição de segurança; O uso de bebidas alcoólicas, tanto por parte dos mais novos como dos mais velhos constitui outro problema, uma vez que do seu consumo excessivo podem resultar acidentes vários; Existe ainda o perigo das multidões, onde basta apenas um pequeno descuido para uma criança desaparecer.
Esta época é característica de festa e alegria, Contudo, é necessário não descuidar das responsabilidades pessoais de modo a aproveitar ao máximo o divertimento que o Carnaval proporciona e ao mesmo tempo, prevenir possíveis consequências menos positivas. Nunca é demais relembrar, que existem perigos a ter em conta, e que a prevenção não deve impedir o divertimento.

Autores: Mª Luz, Cristina, Carla Lucas, Eunice, Cristóvão
Artigo publicado em:
  • Jornal Regional "Defesa da Beira" (Ed. de 20-02-09);
  • Edição on-line em www.faroldanossaterra.com;
  • Jornal "Voz do Dão" (Ed. de 15-02-09).

Sem comentários:

Enviar um comentário