terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A QUEIMA DA COMADRE

A tradicional e centenária Queima da Comadre e do Compadre em Alvarelhos no âmbito das comemorações do Carnaval no concelho
Partindo de um julgamento, representado por jovens, a Comadre e o Compadre vão deixar a vida terrena e partir para a longa viagem da eternidade. Assim, em testamento, vão deixar os seus bens às raparigas e aos rapazes solteiros. Provavelmente, este testamento, feito em quadras, de forma secreta, terá uma história muito remota, desde os longínquos tempos da Idade Média e até há quem aponte algumas relações estreitas com as cantigas de escárnio e de maldizer. Efectivamente, as “deixas” não são mais do que quadras satíricas, de cariz popular, de redondilha maior, que criticam situações e comportamentos, ao longo do ano, dos rapazes e das raparigas. A Comadre e o Compadre vão deixar os seus haveres de acordo com o destinatário.

Ninguém leva a mal, pois é apenas uma tradição em época carnavalesca.Estas “deixas” são cantadas e acompanhadas com uma melodia própria e o povo escuta com atenção e curiosidade a “deixa” de cada um, visto que aparecem algumas surpresas. É divulgado, em seguida, o sorteio das comadres e dos compadres. A festa continua com a queimapropriamente dita. Depois de um cortejo pelas ruas, a Comadre e o Compadre são queimados no Largo das Cruzes, em praça pública.
A NOSSA COMADRE


O JI de Alvarelhos nunca perde a oportunidade de festejar e assegurar que esta tradição se mantenha viva e que tambem desta forma seja possivel levar a escola a comunidade e vice-versa.


Os preparativos que anteciparam a nossa saida pelas ruas, para festejar a queima da comadre. O desfile pelas ruas de Alvarelhos, a leitura das quadras e respectiva queima da comadre.
















Olhem?! Reconhecem estas duas senhoras? Pois é mesmo verdade, a Dra. Clara E a Dra.Sandra
tambem apareceram por la. Festa é festa ;-)

1 comentário: