domingo, 17 de maio de 2009

Reflexão da Unidade






Reflexão

No decorrer das sessões na área de Saúde Infantil, que tem como primeira unidade “Prevenção de Doenças e Acidentes na Infância”, elaboramos varias trabalhos de grupo, que deu origem a vários cartazes.
Iniciamos por destacar como a criança era vista no passado e o que foi feito para mudar isso. Actualmente as crianças são os nossos tesouros.
Falamos também dos factores que influenciam o crescimento da criança, e os sinais de alarme que a criança pode demonstrar no seu desenvolvimento.
Depois desenvolvemos a Alimentação e Nutrição na Infância e Adolescência. Nesse contexto elaboramos “A Roda dos Alimentos”, onde falamos como fazer uma alimentação saudável. Assim construímos “ A Lagartixa da Alimentação e Nutrição”, onde demonstramos as várias etapas da alimentação na criança no primeiro ano de vida.
Demos continuidade com os vários “Distúrbios Alimentares na Adolescência”, e as várias doenças que podem derivar de uma má alimentação. Nesse contexto realizamos vários trabalhos de grupo, com diversos temas “Anorexia, Bulimia e Obesidade”, que depois de trabalhados fizemos a sua apresentação em sala para os nossos colegas.
Ao meu grupo desenvolveu a Obesidade na Infância e as suas consequências. Assim apresentamos o nosso tema “Obesidade”, com a representação de um pequeno teatro.
Depois falamos das várias doenças que poderão aparecer durante a infância e adolescência. Fomos alertados como devemos actuar quando uma criança tem febre.
Por sua vez falamos nas doenças transmissíveis, Rubéola, Sarampo, Varicela, Papeira, tuberculose e Hepatite, e como decorrem os seus tratamentos. Para cada uma destas doenças, a medicação não é administrada da mesma forma. Desta forma é muito importante que todos os pais cumpram o plano de vacinação em seus filhos. Assim poderão evitar muitas doenças.
Neste contexto realizamos um trabalho de grupo em PowerPoint, sobre a Varicela, Sarampo e Rubéola, que apresentamos para os nossos colegas de sala.
Todos os temas que desenvolvemos ao longo desta unidade, foram muito importantes para mim.
Havia temas que eu conhecia, outros não, desta forma fiquei com mais conhecimentos acerca dos que desconhecia. No futuro estarei mais à vontade para lidar com certas situações que me poderão surgirem no meu dia-a-dia, e até no seio familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário