domingo, 12 de abril de 2009

Opinião do Bispo de Viseu sobre o uso do preservativo!

O bispo de Viseu, Ilídio Leandro, defendeu que os portadores do vírus da sida devem usar preservativo durante as relações sexuais, porque são “moralmente obrigadas a não transmitir a doença”, indicou o religioso aos microfones da TSF.
O bispo frisou que as pessoas infectadas que não prescindam de ter relações sexuais deverão usar protecção, porque é preciso distinguir a “orientação da Igreja sobre determinados comportamentos a nível teórico” das situações concretas, que necessitam de “acompanhamento pessoal”.
“Aquilo que é importante frisar é que a lei da Igreja nunca esmaga as pessoas. Cada pessoa concreta tem sempre a paciência de Deus e a misericórdia de Deus”, indicou o prelado.
“Com preservativo, e com um meio que naturalmente preserve a questão dessa doença, a pessoa deve evitar a infecção na pessoa com quem tem relação sexual”, concluiu Ilídio Leandro.
Estas explicações foram defendidas na mensagem de Quaresma do religioso, disponíveis online. Questionado pela TSF sobre a possibilidade de as suas palavras poderem originar alguma polémica, Ilídio Leandro indicou não recear a celeuma, “uma vez que a sua posição é sustentada pela doutrina da Igreja Católica”, indica a rádio.
O bispo de Viseu indicou, porém, que, a propósito das declarações do Papa Bento XVI durante a sua recente visita ao continente africano – em que indicou que o combate à doença não se faz com a distribuição de preservativos e que, pelo contrário, “isso só irá complicar a situação” –, que o Sumo Pontífice não poderia assumir outra posição que não essa.

2 comentários:

  1. Não consigo perceber porque é que o sumo pontífice não poderia assumir outra posição. Alguém me consegue explicar?

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião deveria eleger-se uma pessoa mais nova para o cargo de Papa, uma pessoa mais aberta aos problemas da sociedade actual e transcrever e ajustar os ensinamentos católicos para a realidade dos dias de hoje.
    A igreja sempre foi a favor da procriação, á qual concordo, mas a realidade actual é totalmente diferente da realidade que se vivia quando se formou a religião católica.
    Hoje existem muitas doenças entre elas o vírus da sida que mata e deixa marcas irreversiveis nas crianças.
    Em relação ao preservativo penso ser um meio de combate não á doença, pois ainda não existe cura, mas sim á propagação.
    Penso ser esta a realidade da religião católica, este papa segue á risca as escrituras de á milhares de anos, enquanto a realidade actual é bem diferente.
    Cumprimentos para todos

    ResponderEliminar