terça-feira, 3 de novembro de 2009

Educação Sexual em Crianças com NEE

Falar de educação sexual é falarmos do nosso corpo, na forma como nos expressamos dos nossos sentimentos e emoções. A Educação sexual compreende diversos aspectos da sexualidade e das relações que estabelecemos com os outros e connosco.
A discussão do tema sexualidade na nossa sociedade vem sempre acompanhada de preconceitos e discriminações.
É associado às pessoas portadoras de deficiência Mental, a incapacidade de expressar os seus sentimentos e de dizer o que desejam. Assim, as necessidades destes indivíduos raramente são levadas em consideração. Outro aspecto bastante relevante, é o facto de muitas destas pessoas desejarem constituir família e este desejo não ser aceite socialmente. No entanto os seus conhecimentos sobre sexualidade, reprodução e métodos anticoncepcionais são geralmente bastante precários e superficiais.
Sendo a Educação um direito de todas as crianças, independentemente da sua condição física, intelectual ou cultural, torna-se necessário promover o desenvolvimento de processos de intervenção adequados às características, interesses e necessidades de cada contexto educativo, de cada escola e de cada aluno.
A vivência sexual do deficiente, quando bem conduzida, melhora o desenvolvimento e equilíbrio afectivo, incrementa a capacidade de estabelecer contactos interpessoais, fortalece a auto-estima e contribui para a inclusão social.
Conversar, orientar e construir na familiaridade uma relação de confiança é o principal segredo para ajudar quem possui alguma limitação a lidar com a sexualidade. Os pais têm total condição de estabelecer esse vínculo. Assim, a construção de uma “maturidade sexual” é, portanto, plenamente possível. “O problema” é que os pais tendem a fingir que nada aconteceu.
Os avanços da medicina e os avanços ao nível social que os deficientes mentais têm alcançado nos últimos tempos têm sido significativos. Actualmente, alguns dos deficientes mentais são capazes de viver integrados na comunidade, estando expostos a riscos, liberdade e a responsabilidades. Por esta razão é cada vez mais importante a Educação Sexual nas escolas, quer seja no Ensino Especial ou Regular.
Para que se consiga obter um desenvolvimento mais harmonioso e saudável, é necessário que se estabeleça um trabalho conjunto entre encarregados de educação e equipa pedagógica entre outros técnicos.

Trabalho elaborado por: Berta Ramos, Eunice Dias e Júlia Augusto

Sem comentários:

Enviar um comentário