sexta-feira, 26 de março de 2010

Balanço Final

Um curso de formação da natureza dos cursos EFA, com a duração de 2010 horas traz sempre modificações na vida das pessoas.
Não tenho qualquer dúvida que para além de terem obtido a dupla certificação, escolar e profissional, os formandos, saem munidos de um conjunto de competências que hoje são fundamentais para uma boa vivência nas sociedades complexas do mundo contemporâneo.
Mais autónomos, com maior confiança nas suas capacidades, mais capazes de perceber o “jogo” da vida e com fortes disposições para a aprendizagem ao longo da mesma, esta passagem por este curso EFA, proporcionou-lhes novas competências de cidadania que farão com toda a certeza a diferença na sua qualidade de vida presente e futura e até dos seus progenitores.
Ganharam consciência de um mundo em constante transformação, cada vez mais exigente no mercado de trabalho, ao nível dos diferentes saberes e competências. Reforçaram a sua auto-estima, saindo com uma qualificação profissional de Técnicas de Acção Educativa e com um certificado com a equivalência escolar ao 12.º ano e para a maior parte dos formandos a perspectiva a curto prazo de integração no mercado de trabalho.
Este trabalho mostrou-se muito exigente, pois implicou muita dedicação e muito esforço para tentar agir «da forma mais correcta», quer ao nível técnico quer mesmo pedagógico.
A tentativa de adequar as práticas pedagógicas de toda a equipa à filosofia subjacente ao modelo EFA, faz com que se tenha de lidar com a ruptura, com a inovação, com a resistência à mudança, com dúvidas e receios da parte de todos os profissionais envolvidos no processo.
No entanto, este trabalho acaba por ser muito gratificante pelos resultados evidenciados pelos formandos e pela própria aprendizagem resultante do exercício da função de mediação.
Mais uma vez, importa salientar que o empenho, a motivação, a força de vencer, o querer aprender sempre mais e mais, e adquirir novas competências, estiveram sempre presentes ao longo do processo formativo, sendo que o envolvimento quer de formandos quer de formadores foi notório e muito enriquecedor.
De uma forma global, pode-se afirmar que o curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, chega ao final com um balanço francamente positivo. Sendo que os formandos conseguiram revelar competências que nunca entenderam possuir, ultrapassaram medos e obstáculos, adquirindo uma nova postura e forma de estar face à evolução de novos processos tecnológicos e de organização.
Para finalizar, é importante salientar, enquanto Mediadora, que esta foi uma experiência única e extremamente enriquecedora, que me permitiu também aprender muito com as Experiências Vividas de cada um dos formandos, e das competências por eles adquiridas e desenvolvidas no decorrer do processo formativo. Por outro lado, é de salientar que o público envolvido neste processo formativo, pelas suas próprias características, revelou-se muito rico ao nível vivencial e pessoal.

A Mediadora: Clara Alexandre

2 comentários:

  1. E agora...que apareçam depressa vagas para estas senhoras e senhor...votos de sucesso e rápido emprego/trabalho. Felicidades para todos!
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Foi um curso que vai trazer muitas lembranças, não só pelos amigos que fizemos, mas também pelas Formadoras, Formador e Mediadora.
    Vai trazer muitas saudades.
    Felicidades para os meus colegas, formadoras(o) e mediadora.

    ResponderEliminar