terça-feira, 12 de maio de 2009

Fluxos Migratórios





Portugal ficou marcado por sucessivas vagas de emigrantes para vários países do mundo. Calcula-se que mais de três milhões de Portugueses deixaram o país em busca de uma vida melhor.
O Brasil foi um dos primeiros países para onde muitos Portugueses emigraram, um dos factores que levaram a esta emigração foi não haver barreiras na comunicação, uma vez que a língua era a mesma, e também porque era um país rico.
Um destino eleito por muitos Portugueses, nomeadamente pelos Açorianos foi os Estados Unidos e o Canadá.


A partir dos anos 50, os Portugueses passaram a procurar trabalho na Europa, principalmente para a França e Alemanha, a maioria iam clandestinos.
Mais tarde também foram para a Suíça, Holanda e Luxemburgo. A grande maioria destes emigrantes eram homens, que deixavam as suas famílias para traz. Quando a situação económica o permitisse, regressavam ao seu país ou chamavam os seus familiares para junto deles.
No passado os emigrantes eram pessoas com baixo nível de escolaridade e com poucos recursos.
Porém a realidade hoje é outra, com a crise económica actual temos verificado que os emigrantes são maioritariamente jovens recém-licenciados, que procuram novas oportunidade, que não encontram dentro do nosso país.



A migração dentro do nosso território, ocorreu dos meios rurais para as grandes cidades, dando origem á desertificação dos mesmos. Desta forma originou um aumento populacional nos subúrbios das cidades, deteriorando o espaço em seu redor. Por vezes as condições em que viviam não eram as melhores.


Com a entrada de Portugal na União Europeia, ouve um aumento de imigração, vindo a maioria dos países de Leste, e Ocidentais.

Trabalho Realizado por:
Rosa Luís
Júlia Augusto
Cristina Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário