terça-feira, 8 de setembro de 2009

Acompanhamento em Creche e Jardim de Infancia

Nas Unidades de "Acompanhamento em Creche e Jardim-de-infância - Áreas de Conteúdo" e "Expressão Plástica e Musical", os formandos Cristovão Sousa e Julia Augusto, com a colaboração da Formadora Sandra Rodrigues, conceberam duas actividades nos âmbitos do saberes "Expressão Musical e Expressão Plástica", direccionadas para crianças do ensino pré-escolar, tendo como principais objectivos a exploração de diferentes materiais e técnicas, o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, aprender a cantar canções, construir instrumentos musicais simples, entre outros.
Para a realização desta actividade, os formandos deram inicio ao seu trabalho com a construção de alguns instrumentos musicais necessários à realização da actividade.



Para que possam ver o nosso trabalho e os nossos instrumentos musicais, apresentamos em seguida algumas fotos que foram tiradas no momento da sua concepção e mencionamos também os materiais que utilizamos: madeira, caricas, ráfia, vasos, tecidos, cola de madeira, papel crepe, canas, folhas de esponja, guizos e tintas de guache.
















A actividade consistiu em cantar e dançar com coreografia duas músicas distintas, sendo que a primeira música se intitula “Atirei o Pau ao Gato” e a segunda "Vem que eu vou-te ensinar".
Para a primeira música, utilizamos os seguintes instrumentos musicais: guizos, pandeiretas, tambores, maracas e um móbil, os quais foram distribuídos pelo grupo de formandos aquando do início da apresentação da música, para que pudessem reproduzir o som dos respectivos instrumentos no momento em que se cantava e dançava a música e segundo um ritmo previamente estabelecido.



















Por seu lado, para a segunda actividade, os formandos tinham que cantar e dançar segundo a letra da música, para isso, foi encenada inicialmente a coreografia.





Gostamos de realizar esta actividade, uma vez que tivemos a oportunidade de construir instrumentos musicais, cantar canções infantis, dançar, pintar, desenvolver a nossa criatividade e imaginação.

Também gostamos da forma como o grupo aderiu à nossa actividade, pois verificou-se que colaboraram e mostraram bastante entusiasmado, tendo ainda conseguido todos em conjunto dançar e cantar as músicas por nós propostas.
Trabalho realizado por:
Cristovão Sousa
Júlia Augusto

Sem comentários:

Enviar um comentário