sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Obesidade Infantil e Televisão

“Obesidade Infantil e Televisão”

No âmbito da unidade da unidade “Actividades Pedagógicas e Gestão do Tempo”, as formandas Ângela Santos e Elisa Cardoso com a colaboração da formadora Sandra Rodrigues, planificaram, prepararam e desenvolveram uma actividade para implementar nos estabelecimentos do ensino pré-escolar. A actividade consiste em reflectir e analisar os problemas resultantes da Obesidade Infantil e prejuízos do excesso de tempo que as crianças passam em frente à televisão.

Neste seguimento, as formandas começaram por conceber a história, posteriormente, pensou-se em retratar a mesma, através da realização de um Teatro de Fantoches. Portanto, para que isso se tornasse possível, as formandas construíram um fantocheiro com diferentes materiais e texturas, o qual, retrata o recreio de uma escola, onde as crianças brincam e conversam diariamente.

Depois de concebido o fantocheiro, criaram-se as personagens. Estas foram feitas em Colheres de Pau e a indumentária foi feita a partir de restos de tecido e lã. Os principais objectivos desta história:

ü Sensibilizar as crianças para a importância dos benefícios que a alimentação saudável pode ter no pleno desenvolvimento da criança, quer em termos cognitivos, quer em termos motores,

ü Alertar para o uso excessivo da televisão,

ü Dar a conhecer às crianças os melhores programas televisivos correspondentes à sua idade.

Aqui fica o registo do trabalho desenvolvido.



Sem comentários:

Enviar um comentário