sábado, 28 de março de 2009

CORRUPÇÃO EM PORTUGAL

O Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro disse "não há ainda em Portugal uma consciência ética forte que censure a corrupção", comentando um assunto segundo o qual "os portugueses são permissivos face á corrupção". Somos de facto , uma sociedade participativa? Pergunto eu.
O nosso principal problema é a falta de formação e esta falta, torna-nos insuficientemente esclarecidos, informados e consequentemente pouco interventivos. As noticias de corrupção surgem-nos estampadas nas páginas dos jornais, no entanto muitas delas não chegam ao conhecimento das pessoas. Alguns absurdos passam-nos ao lado, porque não se lê jornais, uma das melhores formas de se estar esclarecido. Limitamo-nos a consumir o que a televisão "vende". Portugal encontra-se na cauda da Europa em termos de leitura, seja ela qual for. Se não estamos informados, se não estamos atentos cria-se uma bola de neve. Temos e exemplo da Grécia, o descontentamento levou a população a uma forma de intervenção expressiva, ao sairem em debanda pelas ruas mostrando aos governantes que o poder e a decisão também se encontra nas mãos do "povo".
É preciso que o povo português caia na realidade, que comece a reagir e não seja permissivo e benevolente perante estes factos.Afinal, quem faz um país não são os politicos, mas sim a sociedade civil.

2 comentários:

  1. A corrupção é talvez um dos maiores problemas de uma democracia que mina a confiança entre o Estado e os cidadãos.Nos últimos tempos temos assistido impávidos e serenos à catadupa de notícias acerca de "alegados" casos de corrupção num estado de alma do "laisser faire".Esta situação não pode continuar!!
    O não funcionamento das instâncias de controlo e fiscalização efectivos ao nível dos vários serviços públicos, porque demasiado formalistas, geram, por si próprios, um clima de impunidade extremamente aliciante para o candidato à corrupção, porque permitem que os fenómenos de tráfico de influências e de corrupção adquiram um formato "normal".
    O deputado europeu social-democrata Pacheco Pereira, numa crónica publicada em Julho de 2003 no diário Público, toca na ferida, ao referir que «a maioria dos cidadãos associa a política à corrupção, e se a acusação é genérica e injusta para muitos políticos, é alimentada pela falta de cuidado, to say the least, com que os responsáveis políticos lidam com situações obscuras envolvendo dinheiro no âmbito dos partidos e do Estado. Esta questão (...) tem a ver com os costumes no trato com dinheiro que são politicamente admissíveis».
    Não podemos continuar a tolerar estas situações.É altura de dizer basta! e exigir responsabilidades efectivas.

    ResponderEliminar
  2. CORRUPÇÃO..ainda o pior nao passa ca para fora,porque ai sim,Portugal inteiro ficava traumatizado..como todos sabemos este pais esta "podre".

    ResponderEliminar