segunda-feira, 6 de abril de 2009

Comportamentos comunicacionais

Comunicação assertiva, o que é?
  • Ser assertivo não é forçar o outro a fazer o que queremos, é antes, negociar com ele a solução com base em interesses comuns;
  • É exprimir com segurança opiniões sinceras;
  • É ser capaz de verbalizar sentimentos intensos;
  • É expor convicções sem molestar os outros;
  • É o comportamento que torna a pessoa capaz de agir em prol dos seus próprios interesses;
  • A afirmar-se sem ansiedade indevida;
  • E a respeitar os seus direitos sem negar os alheios;
  • Privilegia a responsabilidade individual;
  • Prática da auto-afirmação;
  • Fala sempre na primeira pessoa “eu”;
  • Enfrenta o interlocutor olhos nos olhos.

Sinais típicos de uma atitude assertiva

  • Ombros direitos;
  • Descontracção muscular e cabeça erguida levemente com inclinações ocasionais;
  • Sorriso genuíno;
  • Voz clara, firme e agradável.

Benefícios na relação

  • Maior confiança --» Menos stress;
  • Maior credibilidade e imagem pessoal;
  • Maior facilidade em lidar com conflitos, sem a pressão de manipulação e chantagem emocional.

Técnica dos «4 EU»:

  • Eu constato: descrição objectiva sem emitir nenhuma opinião.
  • Eu penso: interpretação da situação.
  • Eu sinto: expressão de sentimentos.
  • Eu pretendo: expressão de decisões.

Atitudes na comunicação interpessoal

  • Na comunicação interpessoal, as atitudes são expressas a nível verbal através de opiniões e a nível não-verbal, através de acções, gestos, expressões, tom de voz, etc.


De que forma, então, determinada atitude pode suscitar reacções diversas no receptor?

Atitude de Apoio:

  • Por parte do Emissor pode querer transmitir um cariz afectivo (interesse por parte do emissor); encorajar, compensar, tranquilizar o receptor minimizando o problema.
  • Por parte do Receptor pode desencadear uma reacção de hostilidade se este se sentir objecto de compaixão. Pode ainda originar uma reacção de dependência.

Atitude de Compreensão:

  • Promove uma atitude empática (compreender a visão do receptor tal como este a vê) sem o julgar, causando a sensação de que está a ser ouvido e respeitado. ao mesmo tempo auenta a capacidade de comunicação.

Atitude de Interpretação

  • Utiliza-se para clarificar ou explicar o que foi dito pelo receptor (palavras, comportamentos, sentimentos), contudo, pode originar sentimento de incompreensão, resistência às mensagens do emissor e/ou agressividade.

Atitude de Avaliação

  • Por parte do receptor, este julga o outro (normas, valores) e censura os actos do receptor, desencadeando nele uma reacção de submissão ao julgamento avaliativo (aprovação moral) e sentimentos de culpa que inibem a interacção. A revolta contra o julgamento que rejeita pode originar tensão entre emissor e receptor, activação de mecanismos de defesa e redução das capacidades de comunicação.

Atitude de Exploração

  • utiliza-se para obter mais informações julgadas necessárias para compreensão de determinada situação, contudo, pde ser sentida como um interrogatório e originar uma reacção de defesa.

Atitude de Orientação

  • Utiza-se para propor uma solução, que pode ser directiva, mais ou menos disfarçada. O receptor sente apoio, contudo, pode culpar o emissor, se mais tarde constatar que não era a melhor solução.


Para uma comunicação eficaz…

O emissor deve lembrar-se que:

  • Ninguém nasce ensinado, logo, não há bons comunicadores natos; é necessário praticar, estar atento aos tiques, melhorar a dicção, etc.
  • Ter consciência do receio de enfrentar o público; é natural e é o primeiro passo para ultrapassar os primeiros minutos de maior nervosismo.
  • Deve sorrir, deve ser cordial na primeira intervenção e deve dizer o nome do interlocutor sempre que possível.
  • Deve transmitir o gosto e a paixão do que faz.
  • Deve olhar o outro nos olhos para transmitir confiança.
  • Deve reforçar positivamente sempre que possível.
  • Não devem existir incoerências entre o que diz e como o diz uma vez que: a nossa confiança recai 55% nas expressões faciais e nos gestos, 38% na voz (tom, ritmo, ênfase, etc.), 7% nas palavras.

10 Regras de Ouro:

  1. Saber decidir-se.
  2. Tentar resolver problemas em privado antes de os expor publicamente.
  3. Não permitir que os conflitos se acumulem.
  4. Ser concreto e preciso, centrado em actos e não pondo pessoas em questão.
  5. Fazer uma crítica de cada vez.
  6. Não pedir desculpa por se ter uma critica a fazer.
  7. Evitar o uso de «sempre» e de «nunca».
  8. Não exigir o impossível, porque reivindicações irrealistas são manipulações e uma forma de ruptura.
  9. Realçar o lado positivo das situações, com a finalidade de não produzir no interlocutor atitudes defensivas.
  10. Sugerir soluções realistas e aceitáveis para todas as partes interessadas.

Trabalho elaborado por:

Eunice, Carla Sofia, Elisa, Ana e Ângela

5 comentários:

  1. Ser assertivo é saber exprimir com segurança opiniões sinceras.No entanto acontece com alguma freqüência, que ao colocarmos esta regra em prática somos mal interpretados e automaticamente apelidados de incompreensivos. Pergunto-me, valerá a pena criar um "conflito" por nos guiarmos por uma das regras básicas da comunicação assertiva?

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  2. O Assertivo tende a minimizar os conflitos e não a aumentá-los.
    Ao exprimir as suas oponiões com segurança, tende a evitar mal entendidos e outros focos de conflitualidade.
    Também, o Assertivo, tem ou desenvolve a capacidade de usar o seu bom senso de molde a não ofender os outros.
    O Assertivo também é empático, olha os outros nos olhos e está atento a quem o rodeia. É um tipo de comportamento pela positiva!
    Sejam assertivos/as!

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  3. O importante é que sejamos assertivos o maior número de vezes.
    Ao sermos assertivos, respeitamos os outros, ganhamos respeito próprio e vêmo-nos com igualdade de direitos perante o próximo.
    Este comportamento leva ao sucesso e a um relacionamento honesto e aberto.

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  4. Ser assertivo,implica que sejamos mais vezes assertivos. Respeitando os outros, ganhando mais respeito por todos as pessoas.

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  5. Gostei de realizar este trabalho em grupo.
    Ser assertivo não é forçar o outro a fazer o que queremos, é antes, negociar com ele a solução com base em interesses comuns.

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