
- Ser assertivo não é forçar o outro a fazer o que queremos, é antes, negociar com ele a solução com base em interesses comuns;
- É exprimir com segurança opiniões sinceras;
- É ser capaz de verbalizar sentimentos intensos;
- É expor convicções sem molestar os outros;
- É o comportamento que torna a pessoa capaz de agir em prol dos seus próprios interesses;
- A afirmar-se sem ansiedade indevida;
- E a respeitar os seus direitos sem negar os alheios;
- Privilegia a responsabilidade individual;
- Prática da auto-afirmação;
- Fala sempre na primeira pessoa “eu”;
- Enfrenta o interlocutor olhos nos olhos.
Sinais típicos de uma atitude assertiva
- Ombros direitos;
- Descontracção muscular e cabeça erguida levemente com inclinações ocasionais;
- Sorriso genuíno;
- Voz clara, firme e agradável.
Benefícios na relação
- Maior confiança --» Menos stress;
- Maior credibilidade e imagem pessoal;
- Maior facilidade em lidar com conflitos, sem a pressão de manipulação e chantagem emocional.
Técnica dos «4 EU»:
- Eu constato: descrição objectiva sem emitir nenhuma opinião.
- Eu penso: interpretação da situação.
- Eu sinto: expressão de sentimentos.
- Eu pretendo: expressão de decisões.
Atitudes na comunicação interpessoal
- Na comunicação interpessoal, as atitudes são expressas a nível verbal através de opiniões e a nível não-verbal, através de acções, gestos, expressões, tom de voz, etc.
De que forma, então, determinada atitude pode suscitar reacções diversas no receptor?
Atitude de Apoio:
- Por parte do Emissor pode querer transmitir um cariz afectivo (interesse por parte do emissor); encorajar, compensar, tranquilizar o receptor minimizando o problema.
- Por parte do Receptor pode desencadear uma reacção de hostilidade se este se sentir objecto de compaixão. Pode ainda originar uma reacção de dependência.
Atitude de Compreensão:
- Promove uma atitude empática (compreender a visão do receptor tal como este a vê) sem o julgar, causando a sensação de que está a ser ouvido e respeitado. ao mesmo tempo auenta a capacidade de comunicação.
Atitude de Interpretação
- Utiliza-se para clarificar ou explicar o que foi dito pelo receptor (palavras, comportamentos, sentimentos), contudo, pode originar sentimento de incompreensão, resistência às mensagens do emissor e/ou agressividade.
Atitude de Avaliação
- Por parte do receptor, este julga o outro (normas, valores) e censura os actos do receptor, desencadeando nele uma reacção de submissão ao julgamento avaliativo (aprovação moral) e sentimentos de culpa que inibem a interacção. A revolta contra o julgamento que rejeita pode originar tensão entre emissor e receptor, activação de mecanismos de defesa e redução das capacidades de comunicação.
Atitude de Exploração
- utiliza-se para obter mais informações julgadas necessárias para compreensão de determinada situação, contudo, pde ser sentida como um interrogatório e originar uma reacção de defesa.
Atitude de Orientação
- Utiza-se para propor uma solução, que pode ser directiva, mais ou menos disfarçada. O receptor sente apoio, contudo, pode culpar o emissor, se mais tarde constatar que não era a melhor solução.
Para uma comunicação eficaz…
O emissor deve lembrar-se que:
- Ninguém nasce ensinado, logo, não há bons comunicadores natos; é necessário praticar, estar atento aos tiques, melhorar a dicção, etc.
- Ter consciência do receio de enfrentar o público; é natural e é o primeiro passo para ultrapassar os primeiros minutos de maior nervosismo.
- Deve sorrir, deve ser cordial na primeira intervenção e deve dizer o nome do interlocutor sempre que possível.
- Deve transmitir o gosto e a paixão do que faz.
- Deve olhar o outro nos olhos para transmitir confiança.
- Deve reforçar positivamente sempre que possível.
- Não devem existir incoerências entre o que diz e como o diz uma vez que: a nossa confiança recai 55% nas expressões faciais e nos gestos, 38% na voz (tom, ritmo, ênfase, etc.), 7% nas palavras.
10 Regras de Ouro:
- Saber decidir-se.
- Tentar resolver problemas em privado antes de os expor publicamente.
- Não permitir que os conflitos se acumulem.
- Ser concreto e preciso, centrado em actos e não pondo pessoas em questão.
- Fazer uma crítica de cada vez.
- Não pedir desculpa por se ter uma critica a fazer.
- Evitar o uso de «sempre» e de «nunca».
- Não exigir o impossível, porque reivindicações irrealistas são manipulações e uma forma de ruptura.
- Realçar o lado positivo das situações, com a finalidade de não produzir no interlocutor atitudes defensivas.
- Sugerir soluções realistas e aceitáveis para todas as partes interessadas.
Trabalho elaborado por:
Eunice, Carla Sofia, Elisa, Ana e Ângela
Ser assertivo é saber exprimir com segurança opiniões sinceras.No entanto acontece com alguma freqüência, que ao colocarmos esta regra em prática somos mal interpretados e automaticamente apelidados de incompreensivos. Pergunto-me, valerá a pena criar um "conflito" por nos guiarmos por uma das regras básicas da comunicação assertiva?
ResponderEliminarO Assertivo tende a minimizar os conflitos e não a aumentá-los.
ResponderEliminarAo exprimir as suas oponiões com segurança, tende a evitar mal entendidos e outros focos de conflitualidade.
Também, o Assertivo, tem ou desenvolve a capacidade de usar o seu bom senso de molde a não ofender os outros.
O Assertivo também é empático, olha os outros nos olhos e está atento a quem o rodeia. É um tipo de comportamento pela positiva!
Sejam assertivos/as!
O importante é que sejamos assertivos o maior número de vezes.
ResponderEliminarAo sermos assertivos, respeitamos os outros, ganhamos respeito próprio e vêmo-nos com igualdade de direitos perante o próximo.
Este comportamento leva ao sucesso e a um relacionamento honesto e aberto.
Ser assertivo,implica que sejamos mais vezes assertivos. Respeitando os outros, ganhando mais respeito por todos as pessoas.
ResponderEliminarGostei de realizar este trabalho em grupo.
ResponderEliminarSer assertivo não é forçar o outro a fazer o que queremos, é antes, negociar com ele a solução com base em interesses comuns.