segunda-feira, 6 de abril de 2009

Processo de Comunicação

COMUNICAR?



Do latim communicare – por em comum, estar em relação.


Sinónimos:

* transmitir
* participar
* avisar
* fazer comum
* informar
* falar
* corresponder-se* …



A comunicação pode ser um processo:


  • Unilateral - Apenas do emissor para o receptor.
  • Bilateral - Quando o receptor também transmite para o emissor; há uma troca de papéis permitindo o diálogo, a comunhão de ideias.
  • Vertical - Entre dois níveis diferentes: o formador e os formandos.
  • Horizontal - Ao mesmo nível: entre os formandos (de forma lateral).


O processo de comunicação, ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor através de um canal. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.


Elementos do processo de comunicação:
  • Emissor ou fonte - Elemento que pretende enviar uma mensagem; é o primeiro elemento que se empenha na comunicação.
  • Receptor - É o alvo directo da comunicação, recebe e descodifica a mensagem, podendo retribuir ou não.
  • Mensagem - Conteúdo da comunicação; é difundida através de um código que se transforma em informação.
  • Canal - Meio que permite a circulação da informação do emissor ao receptor.
  • Código - Verbal (linguístico, escrito, morse, gestual) ou não verbal (expressão facial, olhar, gesticulação).
  • Feedback - Reacção do receptor ao impulso do emissor que fornece a informação sobre o impacto da mensagem sobre o receptor.


Factores que influenciam a comunicação:

  • Nível de conhecimentos;
  • Capacidades comunicativas;
  • A postura;
  • Nível socioeconómico.

Barreiras à comunicação:
Causas dos obstáculos

  • Pessoal: o emissor projecta a sua personalidade na sua forma de estar com os outros (postura, vestuários, estados emocionais, personalidade, etc.)
  • Social: o emissor relaciona-se com o receptor mediante as normas sociais, valores e princípios morais.
  • Linguística: forma de o emissor se exprimir (vocabulário, gramática, pontuação, etc.)
  • Psicológica: avaliação que o emissor faz do receptor a partir da observação imediata de algumas características e/ou conhecimento prévio.


Efeitos de ordem psicológica:

  • Carácter - Classificação dos receptores nos extremos da escala de valores, sem considerar posições intermédias;
  • Halo - Formar uma opinião através da generalização de uma característica que se evidencie.
  • Lógico - Associar certas características ou atitude; caso uma se evidencie, as outras evidenciar-se-ão.
  • Tendência central - Tendência para considerar os receptores em posições centrais, sem identificar diferenças inter-individuais.
  • Tipos pré determinados - Estereotipar as pessoas, ignorando as qualidades.

3 comentários:

  1. Este trabalho foi elaborado em grupo, numa sessão da unidade Processo de Comunicação. Estudámos várias formas de comunicação e os factores que a podem influenciar, incluindo factores de nível psicológico, que eu desconhecia.
    Com certeza que todos temos um pouco a aprender com este tema!

    ResponderEliminar
  2. Foi elaborado este trabalho em grupo para de melhor forma entendermos o que é a comunicação. Neste trabalho, podemos ver os diversos processos de comunicação como seu elemento. Com o estudo, também observamos os factores que influenciam a comunicação. Este trabalho foi muito enriquecedor pessoalmente e dinamizou o trabalho de grupo.

    ResponderEliminar
  3. Foi elaborado este trabalho de grupo, para da melhor forma percebemos o que é a comonicação .
    Neste trabalho entendemos os factores que influenciam a comunicação. Foi um trabalho de muito enriquecimento pessoal .

    ResponderEliminar