Do latim communicare – por em comum, estar em relação.
Sinónimos:
* transmitir * participar
* avisar
* fazer comum
* informar
* falar
* corresponder-se* …
A comunicação pode ser um processo:
- Unilateral - Apenas do emissor para o receptor.
- Bilateral - Quando o receptor também transmite para o emissor; há uma troca de papéis permitindo o diálogo, a comunhão de ideias.
- Vertical - Entre dois níveis diferentes: o formador e os formandos.
- Horizontal - Ao mesmo nível: entre os formandos (de forma lateral).
O processo de comunicação, ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao receptor através de um canal. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.
Elementos do processo de comunicação:
- Emissor ou fonte - Elemento que pretende enviar uma mensagem; é o primeiro elemento que se empenha na comunicação.
- Receptor - É o alvo directo da comunicação, recebe e descodifica a mensagem, podendo retribuir ou não.
- Mensagem - Conteúdo da comunicação; é difundida através de um código que se transforma em informação.
- Canal - Meio que permite a circulação da informação do emissor ao receptor.
- Código - Verbal (linguístico, escrito, morse, gestual) ou não verbal (expressão facial, olhar, gesticulação).
- Feedback - Reacção do receptor ao impulso do emissor que fornece a informação sobre o impacto da mensagem sobre o receptor.
Factores que influenciam a comunicação:
- Nível de conhecimentos;
- Capacidades comunicativas;
- A postura;
- Nível socioeconómico.
Barreiras à comunicação:
Causas dos obstáculos
- Pessoal: o emissor projecta a sua personalidade na sua forma de estar com os outros (postura, vestuários, estados emocionais, personalidade, etc.)
- Social: o emissor relaciona-se com o receptor mediante as normas sociais, valores e princípios morais.
- Linguística: forma de o emissor se exprimir (vocabulário, gramática, pontuação, etc.)
- Psicológica: avaliação que o emissor faz do receptor a partir da observação imediata de algumas características e/ou conhecimento prévio.
Efeitos de ordem psicológica:
- Carácter - Classificação dos receptores nos extremos da escala de valores, sem considerar posições intermédias;
- Halo - Formar uma opinião através da generalização de uma característica que se evidencie.
- Lógico - Associar certas características ou atitude; caso uma se evidencie, as outras evidenciar-se-ão.
- Tendência central - Tendência para considerar os receptores em posições centrais, sem identificar diferenças inter-individuais.
- Tipos pré determinados - Estereotipar as pessoas, ignorando as qualidades.
Este trabalho foi elaborado em grupo, numa sessão da unidade Processo de Comunicação. Estudámos várias formas de comunicação e os factores que a podem influenciar, incluindo factores de nível psicológico, que eu desconhecia.
ResponderEliminarCom certeza que todos temos um pouco a aprender com este tema!
Foi elaborado este trabalho em grupo para de melhor forma entendermos o que é a comunicação. Neste trabalho, podemos ver os diversos processos de comunicação como seu elemento. Com o estudo, também observamos os factores que influenciam a comunicação. Este trabalho foi muito enriquecedor pessoalmente e dinamizou o trabalho de grupo.
ResponderEliminarFoi elaborado este trabalho de grupo, para da melhor forma percebemos o que é a comonicação .
ResponderEliminarNeste trabalho entendemos os factores que influenciam a comunicação. Foi um trabalho de muito enriquecimento pessoal .