quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA


No âmbito do curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, promovido pelo Centro Social Prof. Elisa Barros Silva e a decorrer Carregal do Sal, as formandas Ana Pereira, Albertina Fidalgo, Berta Ramos, Leonor Dias e Maria da Luz Silva, com o apoio da formadora Marta Santos, elaboraram um artigo para realçar a importância que a leitura tem em várias áreas do desenvolvimento da criança.
Ler é Cultura! Através da Leitura testamos os nossos conhecimentos, os nossos valores e experiências, bem como as dos outros, adquirimos novas ideias e passamos a conhecer melhor o mundo e um pouco mais de nós próprios. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Contudo, as crianças estão cada dia menos acostumadas a ler, sendo que elas serão os adultos de amanhã.
Actualmente é muito importante que a criança seja estimulada, para que se interesse pela leitura, tornando-se assim um bom leitor. Para isso, ressalta-se a importância suprema do papel dos pais e da escola para a formação de leitores: serem estimuladores e incentivadores da leitura.
É extremamente importante, que a leitura esteja sempre presente em todos os níveis educacionais, devendo ser iniciada na alfabetização e continuar nos diferentes graus de ensino, cabendo à escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer e não por obrigação. A educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e actuante na sociedade. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita, sendo que a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo, promovendo a integração social e formando uma sociedade consciente, que se manifesta inclusive numa certa auto-estima.
Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios, devendo o livro ocupar a importância de uma televisão dentro do lar. Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse da criança, já que sua capacidade de imaginar é muito intensa. A narrativa faz parte da vida da criança desde quando bebé e é fundamental para a sua formação que ouça muitas histórias desde a mais tenra idade. A criança passa a interagir com as histórias, acrescenta detalhes, personagens ou lembra de factos que passaram despercebidos pelo contador. As histórias são fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade e estabeleça um vínculo afectivo com o contador da história. Contar e ouvir uma história aconchegado a quem se ama é compartilhar uma experiência de conforto, satisfação e comodidade, na descoberta do mundo das histórias e dos livros.
As crianças são seres muito curiosos e o manuseio de livros, sejam eles de plástico, pano, papel ou musicais, são importantes para que os pequenos brinquem, explorem o objecto que pode ampliar o vocabulário e a imaginação. É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contacto mais íntimo com o objecto do seu interesse. O amor pelos livros não é coisa que apareça de repente, é preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer e transmitir-lhes a ideia: Ler: porquê um dever, se pode ser um prazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário