quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Influência da Televisão no Imaginário Infantil

No âmbito do curso EFA NS de Técnicas de Acção Educativa, promovido pelo Centro Social Prof. Elisa Barros Silva e a decorrer Carregal do sal, as formandas Carla Lucas, Carla Albuquerque, Cristóvão Sousa, Eunice Dias, Júlia Augusto, com o apoio da formadora Marta Santos, elaboraram um artigo sobre a influência da televisão na estruturação do imaginário da criança.
A televisão é o meio de comunicação social mais difundido na sociedade actual, sendo também o de mais fácil acesso à criança e ao adolescente. Os benefícios da exposição aos meios de comunicação são vastos, mas existem potenciais riscos que não podem ser descuidados e é aqui que os pais e educadores têm também um papel fundamental na educação da criança.
Cada vez mais a televisão faz parte da vida das crianças, embora se verifique esta realidade em maior número nas cidades, a verdade é que o facto se começa a manifestar nos meios mais pequenos. A televisão passou a ser o companheiro da vida das crianças; os pais deixaram de brincar com os filhos, desistindo do diálogo.
As crianças de todo o mundo assistem, pelo menos, a trinta e seis horas semanais de televisão e quando pensamos nos desenhos animados, que permitem á criança recriar uma realidade própria do seu mundo da imaginação, o assunto é sério e exige cautela.
Os desenhos animados geram agressividade e actualmente, o impacto causado pela televisão leva as crianças a descobrir mais sobre a violência e outro tipo de perturbações e a descobrirem mais cedo o sexo. Esta iniciação precoce no mundo que lhes chega através da televisão, pode levar a criança a sofrer de disfunções afectivas, psíquicas e emotivas, que a poderão tornar num adulto disfuncional, banindo desta forma a inocência infantil.
Os meios de comunicação social, em particular a televisão, na sua função de lazer, de formação e de informação, desempenham hoje um papel determinante no processo psicossocial de desenvolvimento das crianças e jovens. Torna-se, assim, fundamental unir esforços com o objectivo de, não só melhorar a qualidade televisiva, mas também de criar e de desenvolver alternativas para entretenimento e ocupação do tempo de lazer, que têm que ser tão acessíveis quanto a televisão. Um conselho para os pais e educadores: estejam atentos, encontrem o tempo e sejam criativos!

Sem comentários:

Enviar um comentário