quinta-feira, 26 de novembro de 2009

SESSÃO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: HIGIENE ORAL E HIGIENE CORPORAL

No passado dia 23 de Novembro de 2009, o Grupo de Formandas do Curso Técnicas de Acção Educativa, deslocaram-se à Escola EB1 de Beijós.

Foi nossa pretensão apresentar um trabalho no qual fosse possível de alguma maneira contribuir para que fossem esclarecidas dúvidas sobre a Higiene oral e Higiene corporal.

Assim sendo, o nosso grupo constituído pelas formandas, Ana Pereira, Albertina Fidalgo, Berta Ramos, Carla Albuquerque e Eunice Dias, elaboraram diversas actividades com as quais tentámos fazer chegar a nossa mensagem ao grupo de crianças da escola acima referida.

Começamos com uma apresentação em power-point abordando a higiene oral e ainda outra sobre o procedimento correcto da lavagem das mãos, uma vez que com ele se podem evitar possíveis doenças contagiosas. Elaboramos ainda um conjunto de perguntas e respostas para percebermos até que ponto as crianças tinham entendido o nosso trabalho e tudo o que nele foi abordado.

Pela reacção das mesmas foi-nos fácil perceber que estas nos haviam prestado atenção e percebido o que lhes tinha sido transmitido. Para que todo este trabalho não se tornasse monótono, fizemo-nos acompanhar com uma música cujo tema era alusivo a higiene oral e ainda uma pequena peça de teatro que alertava para a necessidade e importância da higiene oral.

Mas não satisfeitos decidimos ainda como forma de recompensa pelo feedback recebido por parte das crianças, oferecer a cada uma destas uma escova de dentes, um copo e a respectiva pasta dentífrica. De seguida cada uma delas foi colocar em prática tudo o que lhes havia transmitido sobre a higiene oral e a forma correcta da escovagem dos dentes.

É de salientar que durante toda a apresentação as crianças mostraram-se sempre dispostas a participar e a interagir com bastante entusiasmo.

Despedimo-nos com o sentimento de missão cumprida e com a certeza que as crianças gostariam que voltássemos novamente, uma vez que fomos frequentemente questionadas sobre essa possibilidade.
Ana Pereira, Albertina Fidalgo, Berta Ramos, Carla Albuquerque, Eunice Dias

2 comentários:

  1. Achei interessante o que vocês fizeram!
    Uma sessão sobre a higiene está com enorme relevo agora, principalmente pelo facto dos alertas de gripe A. É bom informar as crianças, para saber os cuidados que devem ter.
    Foi muito bem pensado a parte de darem escovas de dentes as crianças, mostrando-lhes como deveriam fazer...
    Acredito que as crianças tenham gostado e que dessa forma tenham aprendido algo novo...
    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Iniciativas como esta são de louvar. Desde sempre foi importante mas agora e cada vez mais temos de ensinar às crianças que o dentista é um amigo e a escova de dentes e a pasta de dentes devem ser fiéis amigas e companheiras para que a sua saúde oral e de todo o corpo se mantenha saudável. E o importante é que as crianças divertem-se a aprender e transmitem em casa, o que também é muito importante.

    ResponderEliminar