sexta-feira, 20 de março de 2009

Desenvolvimento Social-Afectivo - Visita ao Jardim de Infância

No contexto da UFCD Desenvolvimento da Criança, o grupo de Formandas/o realizou uma visita ao Jardim de Infância de Cabanas de Viriato, de modo a explorar o desenvolvimento social e afectivo das crianças, no que se refere ao relacionamento com os seus pares.
Uma vez que o Jardim de Infância se encontrava a celebrar a semana da leitura, o grupo preparou uma apresentação da história: “A Carochinha e o João Ratão”, servindo esta actividade como familiarizadora das crianças com o grupo, facilitando a interacção que se seguia.
O objectivo desta visita prendia-se com a colocação individual de duas questões simples e directas às crianças em contexto de brincadeira: «Com quem gostas mais de brincar?» e «Com quem não gostas de brincar?», para que, deste modo, fosse possível construir os sóciogramas representativos das relações sociais das crianças e dos fenómenos de popularidade e segregação observados, interpretados segundo a análise das características específicas observadas nas crianças nomeadas.
A experiência mostrou-se muito gratificante, sendo que, para além dos sorrisos, o grupo foi ainda presenteado com 1 marcador de livros criado pelas próprias crianças, para nos lembrar que também os mais crescidos necessitam de continuar a praticar a leitura diariamente.
(E não somos nós um bom exemplo disso?!)
Para comprovar a minha sensação de que os objectivos da visita foram alcançados e, ao mesmo tempo, promover a interacção no blogue, convido e desafio o grupo de formandas/o a deixar um comentário com as conclusões que retiram da análise dos sóciogramas construídos!
Vou deter-me atenta a aguardar feedback…

11 comentários:

  1. As nossas conclusões foram as seguintes:
    .A escolha do parceiro baseia-se tendencialmente pela preferência de parceiros do mesmo sexo e idade, os que adotam comportamentos de cooperação e amizade.
    . E que os fatores de exclusão, estão associados à violência e agressividade.
    Adorei a visita. Bora la repetir?!

    ResponderEliminar
  2. A experiência da visita ao jardim-de-infância foi muito agradável.
    Pois gosto muito de crianças, e quando estou ao pé das crianças sinto-me igual, livre como uma criança.
    Vamos repetir

    ResponderEliminar
  3. A visita ao jandin e Infância deixou-me muito feliz.
    Concluí que as cianças são muito sinceras e diretas nos seus julgamentos,perferindo socializar com crianças do mesmo sexo, excluindo as que revelam comportamentos mais agressivos.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente senti-me novamente criança. Foi uma sensação única.

    ResponderEliminar
  5. Senti que foi uma experiência muito positiva.
    Gostei de conviver com as crianças, espero repetir novamente a experiência.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que esta foi uma experiência fantástica.
    Gostei imenso do convìvio que tive com as crianças, chegando mesmo a sentir-me como se estive-se no mundo delas.
    Adorei! Acho que devemos repetir mais vezes.

    ResponderEliminar
  7. Esta visita foi realizada no contexto de estarmos a estudar o desenvolvimento da criança. Foi uma experiencia muito interessante estar com tantas crianças juntas que gostava de repetir.

    ResponderEliminar
  8. A visita á escola foi uma experiência única. Adorei o contacto com as crianças e todas as actividades que realizamos juntas. Senti-me como sendo uma delas!
    Espero ansiosamente uma nova oportunidade para repetir a experiência.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida adorei esta experiência fantástica.Visitando o jardim, relembrei os meus tempos de infância. Porque gosto muito de crianças.

    ResponderEliminar
  10. Desta visita ao Jardim de Infância de Cabanas de Viriato, podemos apontar o quanto fomos bem recebidos pelas crianças, educadora e auxiliar.
    Como fomos na semana da leitura, foi preparado o conto da história da “Carochinha e do João Ratão” , lida depois em sala para as crianças. Foram elaboradas 2 perguntas para ver o contexto de socialização das crianças, os resultados que obtivemos foi que as crianças têm preferência de parceiros da mesma idade e sexo.
    Posso dizer que foi uma experiencia óptima e com vontade de repeti-la novamente.

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso de realizar esta actividade com as crianças, senti-me eu própria também criança. Espero em breve repetir a visita ao jardim de infância e ver os rostos felizes das crianças ao receber a nossa visita.

    ResponderEliminar