terça-feira, 17 de março de 2009


O ideal de beleza sofreu varias mudanças ao longo dos tempos e tornou-se, actualmente, na imagem de magreza.
Quando se fala de corpo, logo se associa a ideia de beleza e, sendo a adolescência um período onde ocorrem várias mudanças não só na forma de ver a vida e de entender as pessoas, como também a nível corporal, é natural que os jovens se questionem sobre todas estas transformações. Por sua vez, as variáveis socioculturais interagem com o processo de desenvolvimento, porque é a sociedade que cria conceitos e preconceitos, sendo que estes influenciam o modo de pensar e agir do Homem. No caso da definição cultural do peso e da forma corporal ideal, esta tem variado ao longo dos tempos, existindo, actualmente, atitudes negativas relativamente a uma forma corporal gorda, o que pressiona o ser humano para a magreza e realização de dietas.
Assim, a forma como a pessoa encara e se relaciona com o próprio corpo, as pressões culturas, os problemas com o aumento de peso entre outras situações (biológicas, psicológicas e sociais) determina o aparecimento dos distúrbios alimentares.
Os distúrbios alimentares são doenças psiquiátricas estando na sua origem a interacção de factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar. Exemplos: obesidade, anorexia e bulimia.
Para falar e abordar este tema em contexto de formação, foram exibidas imagens e escritos comentários por cada formando, foram realizados trabalhos de grupo com a presentação e até dramatização dos temas.

Sem comentários:

Enviar um comentário