segunda-feira, 4 de maio de 2009

Assinado contrato de “Construção de Creche, Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário” do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva

O Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva, de Cabanas de Viriato, deu mais um passo importante para o aumento da capacidade dos seus serviços com a assinatura do contrato administrativo e do auto de consignação da empreitada do projecto de “Construção de Creche, Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário“.
Esta nova resposta social vai ser construída num espaço contíguo ao actual Lar de Idosos e irá albergar uma Creche para 66 crianças, um novo Lar de Idosos para 60 utentes e o alargamento do Apoio Domiciliário para mais 10 beneficiários.
A cerimónia teve lugar nas instalações da própria instituição, na passada quinta-feira, 30 de Abril, e foi presidida por João Cruz, director-adjunto do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu. Na mesa de honra tomaram ainda lugar Luís Humberto Fidalgo, presidente da Direcção do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva, Atílio dos Santos Nunes, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Maria Gracinda Aguiar, substituta do presidente da Assembleia Municipal, e António Ernesto Serrazes, presidente da Assembleia de Freguesia de Cabanas de Viriato.
Entre a numerosa assistência, contava-se também a presença de diversos convidados, com destaque para Rui Lima, da Segurança Social, Célia Soares, arquitecta responsável do projecto de arquitectura, Fernando José Campos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, e José Manuel Flórido, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal.
Após a saudação do presidente da Direcção e as referências especiais feitas a alguns dos convidados, o vice-presidente do Centro Social, António Ricardo Seabra, leu o contrato administrativo e o respectivo auto de consignação. Estes documentos foram, então, assinados pelo mesmo e por Luís Humberto da Costa Fidalgo, da parte do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva, e por Amândio Ferreira de Carvalho e Rui Ferreira de Oliveira, da parte do Consórcio «Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, L.da / Urban Modus - Engenharia e Construção, L.da», adjudicatário da obra.
Seguiram-se as intervenções dos constituintes da mesa de honra: “Este é um momento alto em Cabanas de Viriato, fica mais rica” (Ernesto Serrazes); “Este projecto é extremamente útil para Cabanas de Viriato e também para o concelho, os idosos precisam de todo o apoio, com o carinho que é dado neste Centro” (Gracinda Aguiar); “É um marco histórico no concelho, este Centro Social merece-o, porque tem sido ao longo dos anos um símbolo de como se trata e acarinha os idosos” (Atílio Nunes); “Este é o equipamento do programa PARES de maior investimento no distrito, não só de maior expressão monetária mas também de maior expressão humana, que vai enriquecer, sobremaneira, a rede social do distrito de Viseu” (João Cruz); “Vai trazer mais emprego e mais respostas sociais, mas vai ser também um grande encargo financeiro para a instituição, teremos que arranjar 200 mil contos nalgum lado, quando batermos à porta, ajudem-nos como puderem” (Luís Fidalgo).
A empreitada foi adjudicada ao referido consórcio pelo valor de 2.417278,74 euros, sem inclusão do IVA, e pelo prazo de execução de vinte meses (seiscentos dias), incluindo sábados, domingos e feriados. O prazo conta a partir da data do auto de consignação. A obra vai ser comparticipada pelo Estado no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). “Seria importante que fosse concluída antes do prazo estipulado“, disse o director-adjunto do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu. Segundo o mesmo, “o financiamento do Estado está delineado, a verba está assegurada, será pagar no ritmo que a obra se for desenvolvendo”. Acrescentou João Cruz: “Esta segurança é indispensável para se avançar com a obra“.
De acordo com palavras proferidas pelo presidente da Direcção, o projecto já custou alguns milhares de contos ao Centro Social. “E ninguém nos deu nada!” disse o mesmo, fazendo então saber que um benfeitor tinha feito uma oferta no dia anterior. “São ajudas como essa que nos dão o tal estímulo, parece insignificante, mas tapa alguns buracos“, observou Luís Fidalgo. Depois dos agradecimentos finais, todos partilharam de um lanche oferecido pela própria instituição.

Lino Dias in Farol da Nossa Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário