REFLEXÃO DA UNIDADE
IDENTIDADE E ALTERIDADE
Nesta unidade focamos temas que nos fazem reflectir imenso nas questões, identidade e alteridade.
O direito à igualdade e à dignidade não deve anular a autenticidade e originalidade de cada indivíduo. A dignidade é um valor comum a todos os indivíduos e como tal devemos aceitar aqueles que nos são dados a conhecer sem espaço para dúvidas e diferenças. É nosso dever alargar horizontes e sermos permissivos à evolução do ser, da sociedade, da natureza, tentar compreender as causas, as razões dessas modificações ao invés de rejeitarmos e estigmatizarmos tudo o que está para além da nossa compreensão. O problema é que muitos de nós, o fazem e negam-se a aceitar as diferenças, simplesmente porque continuam e querem manter-se acorrentados a ideias retrógradas, não querendo aceitar que a sociedade continua em constante evolução e mutação, uma realidade recheada de diferenças, mas que no entanto nos mantêm a todos no mesmo patamar – o da Igualdade.
Os trabalhos apresentados em Power-point (de grupo), o visionamento dos filmes, Filadélfia e Crash – Colisão, seguidas da reflexão sobre os mesmos, bem como a elaboração em cartaz com o “ GRITO NÃO À INTOLERÂNCIA “, ajudaram-me a formar a minha opinião em relação a tudo o que escrevi nas alinhas acima. Não posso dizer que encontrei dificuldades em abordar estes assuntos, porque estes já “ habitavam “ em mim `bastante tempo. De novo aprendi o significado de Edaísmo que desconhecia existir.
Tudo isto ajudou-me a crescer como defensora dos direitos humanos, embora não pertencendo a nenhuma associação, faço a minha própria propaganda por onde ande, família, círculo de amizades.
Contributos para o futuro, ajudarme-á a ser uma defensora ainda mais acérrima, uma vez que havendo mais conteúdo na minha “ base de dados “, automaticamente terei mais argumentos para debater. Continuarei a apelar à igualdade e à dignidade, porque é um dever de cada um de nós e um direito de qualquer um de nós.
.
Eunice Dias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário