segunda-feira, 4 de maio de 2009

Reflexão da unidade de C.L.C.

Reflexão de CLC

Nesta 1ºunidade de C.L.C foram desenvolvidas várias actividades em grupo e também individuais.
As individuais foram: algumas fichas de trabalho, onde tivemos que pôr em prática todos os nossos conhecimentos sobre as matérias abordados nas sessões de C.L.C. com o núcleo gerador “saberes fundamentais” . Em contexto com tudo aquilo que aprendemos fizemos algumas fichas de trabalho, uma das primeiras fichas foi um pequeno resumo da nossa vida, onde se falou também do cineasta português “ Manoel de Oliveira”.
Mais tarde foi feito um trabalho de grupo sobre as mudanças na sociedade e a sua evolução. Em conjunto foi feito também um puzzle com uma imagem da sociedade antiga, onde cada grupo tinha que enquadrar a imagem da época que representava. Foi feito um trabalho sobre a evolução técnica e tecnologia e todas as mudanças trazidas com essas novas tecnologias.
Seguiu-se o tema, Urbanização, Arquitecturas diversas, intervenções artísticas, Arquitectura Moderna e Antiga e Património. Falou-se também do programa Pólis, que consiste em melhorar a qualidade de vida nas cidades, através de intervenções nas diversas vertentes Urbanísticas e ambiental. Falámos e fizemos um cartaz e algumas fichas de trabalho sobre o nascimento da escrita e a evolução do homem desde a Pré-História, passando pelo período Paleolítico e Neolítico, até aos dias de hoje, e toda a sua importância para os nossos dias actuais.
Vimos um filme intitulado “Terra Fria” que nos relatava, e fez-nos pensar a desigualdade que há entre homens e mulheres, não só no campo profissional mas em muitas outras ocasiões, no nosso dia-a-dia.
No final desta unidade, fizemos um passeio de grupo muito interessante e agradável. Visitamos o Percurso das Cimalhinhas, onde pudemos ver muitas sepulturas rupestres, e muitos outros achados, deixados pelos nossos antepassados e os quais hoje tentamos preservar. Neste passeio foram recolhidas informações e fotografias de tudo o que foi visto, depois foi feito um trabalho de grupo com a Drª Ana , que enviamos para o nosso blog.
Gostei de todos os trabalhos realizados, o que mais gostei foi do passeio das Cimalhinhas.
Todo este trabalho vai ser útil para o meu futuro, estou mais informada e esclarecida sobre várias questões que muitas vezes deixava de parte.
Conclusão: Nesta 1º unidade falou-se de várias questões, umas mais interessantes outras nem tanto, mas no geral gostei .





Júlia Augusto

1 comentário:

  1. Ai que lindas a publicarem as reflexões.
    Boa ideia meninas! Assim podemos ver, ou ler, o que acontece nas sessões duma forma mais explicita e do vosso ponto de vista.
    Gostei!
    Beijinhos meninas
    Ana Martins

    ResponderEliminar