segunda-feira, 4 de maio de 2009

Identidade e Alteridade - Reflexão

No âmbito desta unidade anterior de Cidadania e Profissionalidade, adquiri vários conhecimentos que considero de extrema importância tanto para a minha vida actual como para o meu futuro, pois cada vez mais devemos estar devidamente informados, adquirindo um maior número de conhecimentos sobre assuntos que fazem parte do nosso mundo actual.
Durante as várias sessões, foram debatidos alguns assuntos da nossa actualidade bastante polémicos e que suscitam muito interesse, nomeadamente a homossexualidade a homofobia o preconceito e a descriminação para com as pessoas portadoras do vírus HIV, a transexualidade a transfobia a xenofobia a desigualdade de género o idaísmo o racismo a intolerância perante os portadores de necessidades especiais e as várias religiões.
Alguns destes assuntos estiveram presentes em dois grandes filmes que tivemos oportunidade de visualizar, nomeadamente o filme Filadélfia e o Crash aos quais posteriormente fizemos uma reflexão individual.
Também realizei vários trabalhos em grupo, nomeadamente uma pesquisa na internet sobre homofobia e transfobia, na qual de seguida elaboramos um trabalho em power point que serviu para que numa sessão seguinte fizéssemos uma apresentação para os nossos restantes colegas, para a Dra. Daniela Simões e para a Dra. Clara Alexandre.
Ainda realizei, juntamente com os meus colegas um trabalho de grupo em cartolina sobre os vários tipos de intolerância que existem na nossa sociedade.
De um modo geral, posso afirmar que todos estes trabalhos que realizei durante esta unidade, tanto os que elaborei individualmente, como em grupo gostei muito e não encontrei grandes dificuldades na sua realização, excepto na apresentação do trabalho sobre homofobia e transfobia, pois não me sinto muito à vontade para este género de trabalhos que impliquem posteriormente uma apresentação independentemente de qual seja o assunto em questão.









Berta Simone 1/05/09

Sem comentários:

Enviar um comentário